São Paulo, 19 de abril de 2024
Home / Notícias / O frio chegou! Confira cinco dicas para fugir das doenças respiratórias comuns na estação invernal

Notícias

O frio chegou! Confira cinco dicas para fugir das doenças respiratórias comuns na estação invernal

02/08/2021

Com a chegada do inverno, alguns hábitos passam a fazer parte da vida das pessoas: ficam mais reclusas, em ambientes fechados, utilizam mais agasalhos e cobertores dentro de casa e tendem a fazer menos exercícios. Esses hábitos podem desencadear diversos problemas de saúde, ocasionados pela oscilação climática combinada a outros fatores.

 

Tempo seco, baixa umidade, falta de sol e atividades ao ar livre se tornam grandes agravantes para doenças respiratórias, como sinusite, rinite, asma, gripes, resfriados e coriza. Martha L. Sulzbach Sallum, médica da Care Plus, reuniu cinco dicas importantes para evitar essas doenças, manter o bem-estar nos dias gelados e respirar melhor, mesmo para quem já possui histórico de alergias.

 

Mantenha-se hidratado

 

Apesar do clima sugerir o consumo de chá, chocolate quente e café, é importante ficar atento ao consumo de água. As bebidas açucaradas podem ter alta quantidade de calorias, o que colabora no ganho de peso. Nos dias mais secos, além da hidratação pela boca é importante deixar o ambiente umidificado pois evita o ressecamento de mucosas como a do nariz.

 

Janelas abertas

 

Com o vento gelado dos dias invernais, é bastante comum que as famílias prefiram deixar as janelas fechadas. Para evitar a proliferação de doenças, essa prática deve ser evitada, já que a circulação do ar deve ser frequente durante todo o dia, principalmente quando existe a passagem de pessoas na mesma área ou cômodo. Locais fechados e com pouca circulação de ar também são mais propícios para a contaminação com o Coronavírus, além de outros vírus, como o da gripe.

 

Roupas e cobertores no sol

 

Mantenha a higiene frequente de casacos, cobertores e mantas. A exposição ao sol destes itens ajuda na limpeza, pois evita a manutenção da umidade que pode colaborar para a proliferação de fungos. Para pessoas com histórico de alergias, bichos de pelúcia, carpetes e tapetes devem ser evitados.

 

Higiene das mãos e nariz

 

Durante todo o ano, a higiene das mãos deve ser frequente, de preferência com água e sabão, após contato com superfícies, espirrar ou tossir, antes de tocar o rosto ou se houver sujidades. Se não for possível lavar as mãos, pode ser utilizado o álcool em gel 70%.  Este cuidado deve ser reforçado no inverno, pois há um aumento no número de casos de infecções virais que são transmitidas por contato. A lavagem nasal com soro fisiológico também é uma opção saudável de higiene, pois ajuda na umidificação da mucosa e evita acúmulo de secreções.

 

Alimentação saudável

 

Durante o clima frio, é essencial manter hábitos saudáveis de alimentação, com o consumo frequente de frutas, legumes e verduras, que podem ser preparadas de diferentes formas, como sopas, assados ou cozidos, para ajudar no aquecimento durante as baixas temperaturas. Uma alimentação balanceada associada a atividade física e sono adequado ajudam na manutenção do equilíbrio do sistema imunológico, e só traz benefícios para o funcionamento de todo o corpo.

Natal foto criado por gpointstudio - br.freepik.com



Fonte: divulgação | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!