São Paulo, 23 de abril de 2024
Home / Notícias / Parecer: Técnica humanizada “Hora do Colinho” traduz essência da Enfermagem

Notícias

Parecer: Técnica humanizada “Hora do Colinho” traduz essência da Enfermagem

28/07/2021

O plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou, nesta tarde (27/7), parecer técnico sobre a legalidade e reconhecimento do Protocolo Operacional Padrão (POP) no cuidado humanizado “hora do colinho”. O POP estabelece diretrizes para o acolhimento a recém-nascidos que perderam a mãe para a Covid-19 ou aqueles cujas mães estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

 

“O procedimento traduz perfeitamente a essência da Enfermagem: o cuidado à luz das melhores evidências científicas”, afirma a conselheira relatora, Dannyelle Costa. “É um respaldo que, além de reconhecer a legalidade e adequação do POP, busca promover boas práticas”, afirma a conselheira, que vê potencial para a difusão em outros serviços. O parecer responde a consulta da Maternidade Frei Damião, referência em covid-19 na Paraíba, onde foi desenvolvido o protocolo.

 

“Enfermagem é a mão que cuida, mas também é o colo que acalenta”, define a enfermeira Mariluce Ribeiro de Sá, idealizadora da Hora do Colinho. A técnica aprimora a respiração e promove a expansão da caixa torácica do bebê, o que auxilia o funcionamento do intestino e do estômago com o movimento.

 

“Fazemos o acolhimento que as mães fariam, mas não podem porque estão em estado grave ou faleceram”, explica idealizadora do POP.

 

“O tempo de colo é ajustado pela necessidade do bebê”, explica Mariluce. “Não é um contato pele a pele, porque estamos paramentadas para proteger eles, mas tem um calor humano. Fazemos o acolhimento que as mães fariam, mas não podem porque estão em estado grave ou faleceram”. A UTI neonatal da maternidade já adotava a hora do soninho, com redução das luzes, do ruído e música de ninar ambiente.

 

Tragédia humana – A pandemia traz impactos trágicos para a infância e a configuração das famílias. Estudo publicado na revista científica Lancet estima que 1,5 milhão de crianças perderam a mãe ou outro cuidador primário para a covid-19 até o mês de abril. No Brasil, uma criança fica órfã a cada 5 minutos.

 

Gestantes e mulheres no pós-parto estão em maior risco de hospitalização e morte por Covid-19. No primeiro semestre de 2020, o país respondia por 77% das mortes por Covid-19 documentadas entre gestantes. Conheça as medidas defendidas pelo Cofen e outras entidades de Enfermagem para redução da mortalidade materna por covid-19.

 

Acesse a íntegra do parecer técnico.



Fonte: Cofen | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!