São Paulo, 19 de abril de 2024
Home / Notícias / Conselho Internacional de Enfermagem apoia estratégia da OMS para profissão

Notícias

Conselho Internacional de Enfermagem apoia estratégia da OMS para profissão

02/06/2021

O Conselho Internacional de Enfermagem (ICN) parabenizou a Organização Mundial da Saúde (OMS) por adotar uma nova Orientação Estratégica Global para Enfermagem e Obstetrícia 2021-2025 (SDNM) e exortou as nações a implementarem suas recomendações o mais rápido possível.


O documento aborda muitas das questões sobre as quais o ICN fez campanha nos últimos 18 meses, incluindo a escassez global contínua de pelo menos seis milhões de enfermeiras, a necessidade de investimento em empregos de Enfermagem, educação, liderança e prática, segurança das enfermeiras no rosto da pandemia e a importância vital de estabelecer enfermeiras-chefes de nível governamental em cada um dos estados membros da OMS.


“Essa estratégia global nunca foi tão importante, devemos implementá-la e levar as ações adiante. A menos que os governos e todas as partes interessadas ajam agora, a situação atual, com enfermeiras sobrecarregadas, mal pagas e desvalorizadas, continuará, com consequências potencialmente desastrosas para todos nós”, afirmou a presidente do ICN, Annette Kennedy.


“As enfermeiras são a força vital dos sistemas de saúde em todos os lugares e devem ser reconhecidas pelo que são – um bem precioso que precisa ser nutrido e protegido. A pandemia mostrou ao mundo como os enfermeiros são valiosos para a saúde das nações: agora cabe a cada nação mostrar aos seus enfermeiros o quanto eles são valorizados, investindo em empregos, educação, liderança e prática em enfermagem”.


Para Howard Catton, presidente-executivo da ICN, a estratégia “envia uma mensagem clara aos governos que não pode ser ignorada”. “Os governos devem tomar medidas drásticas para treinar, educar e recrutar milhões de enfermeiras a mais agora, para proteger nossos futuros sistemas de saúde. Nenhum governo pode se dar ao luxo de ignorar o simples fato de que investir em enfermagem não é um custo: é um investimento em todo o nosso futuro”.


Enfermeira foto criada por wirestock - br.freepik.com



Fonte: Ascom - Cofen, com informações do ICN | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!