São Paulo, 19 de abril de 2024
Home / Notícias / Livro mostra como respirar corretamente pode até 'curar' bronquite e depressão

Notícias

Livro mostra como respirar corretamente pode até 'curar' bronquite e depressão

29/03/2021

Respirar é a única função autônoma do nosso corpo que podemos controlar. Porém, raramente usamos esse poder que tem grande influência na nossa saúde. Cientistas descobriram que 90% das pessoas respiram de forma errada, o que pode causar doenças crônicas como hipertensão, asma e transtornos de ansiedade e depressão.


 

De olho nessa função tão vital quanto imperceptível para nós, o jornalista de ciências americano James Nestor reuniu no livro “Respire: Uma nova ciência de uma arte perdida” (Intrínseca), que acaba de ser lançado no Brasil, as principais descobertas e histórias curiosas sobre a história da respiração da espécie humana. 


Em entrevista por Zoom ao GLOBO, o autor defendeu que uma boa saúde deve começar por uma boa respiração. Segundo Nestor, o ato de inspirar e expirar corretamente pode até “curar doenças”, e a partir de técnicas simples podemos reeducar nossa frequência respiratória.


Quando pensamos em saúde, pensamos em alimentação saudável ou praticar exercícios físicos. Deveríamos incluir cuidados com a respiração nessa lista?

 

Quando você vai ao médico eles ouvem a pressão dos seus batimentos cardíacos, perguntam se você tem alguma dor de cabeça, se está ansioso, mas nunca olham para sua respiração. Porém, a forma como você respira afeta tudo: a pressão sanguínea, seu ritmo cardíaco, sua ansiedade, sua digestão, sua circulação... Você pode comer todos os alimentos certos, pode se exercitar, dormir 8 horas por noite, mas se não estiver respirando corretamente, você nunca será saudável e isso é atualmente amplamente reconhecido pela ciência. 


O que mais te surpreendeu em sua pesquisa sobre a forma como nós respiramos?


Os humanos, como espécie, são os piores respiradores do reino animal. Nossos rostos mudaram literalmente em apenas algumas centenas de anos. Nossos ancestrais tinham boca larga, dentes retos. Se você olhar para os humanos modernos, todos os nossos dentes são tortos, o que dificulta o ato de respirar. Isso aflige a maioria das pessoas no planeta. 


E a ciência já encontrou respostas sobre o que causou essa deterioração da respiração no processo evolutivo?

 

Absolutamente. À medida que os alimentos industrializados, comida de lata, maassas açucaradas, entram em nossa dieta, nossa boca encolheu e nossos dentes ficam tortos. Muita comida mole atrapalhou o desenvolvimento ósseo de nossa arcada dentária. Uma boca menor resulta em uma via aérea menor e daí em problemas respiratórios. 

 

Respirar é uma coisa tão natural que fica difícil perceber que estamos fazendo errado. Como consertar?

 

Percebemos quando começamos a pensar sobre isso. O mais importante é tomar consciência desse processo inconsciente. Nas ruas você vê gente respirando pela boca o tempo todo. Nosso corpo processa essa respiração de uma maneira muito diferente. É muito mais estressante respirar pela boca. E se temos uma frequência respiratória de mais 20.000 vezes por dia, imagina como isso vai te acompanhando.

 

Quais as diferenças entre respirar pelo nariz e pela boca?

 

Quando você respira pelo nariz o ar é aquecido, umedecido e filtrado de patógenos, poluição, vírus e bactérias , antes que ele desça até seus pulmões. Se você respira pela boca ele não passa por nada disso. Além disso, conseguimos extrair 20% mais de oxigênio respirando pelo nariz do que pela boca.

 

A respiração também está ligada a questões culturais? 

 

As culturas orientais celebram a respiração como um remédio tão importante quanto o alimento que você está comendo. A ioga, por exemplo, é uma tecnologia de respiração antes de tudo. Os gregos antigos celebraram na palavra “pneuma” tanto o significado de respiração quanto também o conceito de espírito.

 

Ou seja, nossa respiração é o nosso espírito. Já no mundo ocidental nós simplesmente a ignoramos por ser uma atividade inconsciente. Mas só porque é algo executado em segundo plano não significa que estamos fazendo de uma forma saudável. Na verdade, em geral, fazendo isso de forma prejudicial e seguimos presos num padrão de respiração doentio.


Estamos vivendo a pandemia da Covid-19, que ataca justamente as vias aéreas dos infectados. Como repensar nossa relação com a respiração nesse momento?

 

Se há algum escape nesta terrível pandemia é fazer as pessoas reavaliarem a forma como respiram e as máscaras ajudam nisso. Sempre que eu tenho que usar máscara aproveito isso como uma oportunidade de focar na minha respiração para respirar mais devagar, mais leve e pelo nariz. Então primeira coisa é não considerar apenas este ato inconsciente, pois podemos assumir o controle ativo de nossa respiração. Fazendo isso, podemos influenciar nossa função cardíaca, hepática, digestiva, cerebral e muito mais em nossos corpos.


Quais as principais técnicas para respirar melhor?

 

Respire pelo nariz. Respire fundo, mas não de uma forma forçada, para que flua de uma forma quase imperceptível. Respire com a parte debaixo do abdome, e não concentre o movimento na altura do peito. Fazendo isso você perceberá como se sentirá mais calmo porque seu corpo está recebendo oxigênio de maneira eficiente. Com esses passos, pessoas encontraram formas de respirar podem aquecer o corpo e até curar doenças, o que para um jornalista de ciência parecia impossível, mas fui a campo e descobri que é exatamente isso que a nossa respiração pode fazer.



Fonte: O Globo | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!