São Paulo, 28 de março de 2024
Home / Notícias / Drauzio Varella e Jairo Bouer em live sobre o sentimento de culpa entre pessoas com HIV

Notícias

Drauzio Varella e Jairo Bouer em live sobre o sentimento de culpa entre pessoas com HIV

01/12/2020

A descoberta da aids e o alto índice de mortalidade trouxeram um novo desafio para a ciência mundial. Desde a sua descoberta na década de 80 até hoje, houve avanços extraordinários no tratamento, mas ainda não temos a cura.

 

Marcando os mais de 30 anos de combate à doença, Drauzio Varella, acompanhado do psiquiatra Jairo Bouer, fazem um mergulho na realidade da saúde de milhares de pessoas que lutam contra a aids nesta hoje (01/12), às 15h, no canal YouTube Drauzio Varella.

 

Drauzio e Jairo vão conversar com Lucas Raniel, influenciador e comunicador de prevenção combinada de HIV/Aids. O foco da live será o estigma e culpa que essa população ainda sofre, a dificuldade de encontrar profissionais de saúde mental que compreenda essa condição e a forma como os jovens lidam com a infecção. A live também vai falar sobre o desconhecimento a respeito de tratamentos contínuos como PrEP (profilaxia pré-exposição), fornecida pelo SUS e que pode transformar a qualidade de vida dessa população.

 

O HIV é o vírus transmitido por meio de fluidos corporais e atinge as células do sistema imunológico. Sem tratamento, ele causa a síndrome da imunodeficiência adquirida (aids). Até o final de 2019, 38 milhões de pessoas em todo o mundo viviam com HIV.

 

Desse total, 81% conheciam seu estado sorológico positivo. Cerca de 7,1 milhões de pessoas não sabiam que estavam vivendo com o vírus, segundo os dados mais recentes do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS).

 

“Para os que vivenciaram a década de 90, ser diagnosticado com aids era como perder a vida naquele instante. Muitas campanhas de conscientização foram realizadas para alertar sobre os riscos da doença, e assim, a geração 90 avançou sabendo que a prevenção era o único caminho.  Porém, o tempo passou e as gerações mais jovens têm a visão de uma doença menos grave. A luta contra a aids não acabou. É preciso prevenir”, alerta dr. Drauzio Varella.

 

Serviço:

Onde: YouTube Drauzio Varella

Quando: Terça-feira (01/12)

Horário: 15h

Produção: UZMK Conteúdo



Fonte: divulgação | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!