São Paulo, 28 de março de 2024
Home / Notícias / Doença de Kawasaki emerge como nova manifestação de Covid-19 em crianças

Notícias

Doença de Kawasaki emerge como nova manifestação de Covid-19 em crianças

29/05/2020

A pandemia de Covid-19 (sigla do inglês, Coronavirus Disease 2019) ensina aos profissionais de saúde, a cada semana, que o quadro clínico e a gravidade da doença podem ser amplamente variados. Recentemente, o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) norte-americano acrescentou novos sintomas possivelmente causados pelo novo coronavírus humano (SARS-CoV-2, sigla do inglês, Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2), responsável pela Covid-19. Mas a cada nova publicação surgem mais possibilidades.

 

Os autores de um artigo recém-publicado no periódico Hospital Pediatrics relataram a primeira associação confirmada entre a doença de Kawasaki e a infecção por SARS-CoV-2. A paciente era uma lactente previamente hígida, com seis meses de vida. De notável, a criança não apresentava sintomas respiratórios, e a suspeita de Covid-19 surgiu após a observação de alterações em uma radiografia de tórax simples, solicitada para investigar uma febre sem sinais localizatórios.

 

A doença de Kawasaki é uma vasculite aguda da infância, que representa a principal causa de doença cardíaca em pacientes pediátricos nos países desenvolvidos. A maior parte dos casos acontece em menores de cinco anos de idade. O diagnóstico da forma clássica da patologia deve ser considerado em pacientes apresentando febre por no mínimo cinco dias, que atendem pelo menos quatro dos cinco critérios clínicos da doença, na ausência de um diagnóstico alternativo.

 

A Dra. Roshni Mathew, especialista em infectologia pediátrica no Lucile Packard Children’s Hospital, nos Estados Unidos, professora assistente na Stanford University e uma das autoras do artigo, disse ao Medscape por e-mail: “Nós relatamos esse caso como um achado interessante de exame positivo para SARS-CoV-2 em um lactente com diagnóstico de doença de Kawasaki. O exame foi realizado não pela preocupação clínica com uma infecção do trato respiratório inferior, mas porque a paciente se enquadrava nos critérios da instituição para ser testada”.

 

“A causa da doença de Kawasaki permanece desconhecida depois de décadas de pesquisa, mas existe uma forte suspeita de que exista um gatilho infeccioso”, explicou a Dra. Roshni. “O coronavírus humano já havia sido implicado no passado, mas não confirmado. Então, foi interessante essa paciente ter testado positivo para SARS-CoV-2”, disse a médica.

 

A principal complicação da doença de Kawasaki é o surgimento de manifestações clínicas cardíacas, como aneurismas nas artérias coronárias, o que pode levar à necessidade de suporte intensivo e até ao óbito.

 

No caso relatado, a lactente apresentava febre, irritabilidade, recusa alimentar, exantema não pruriginoso, conjuntivite não purulenta, lábios ressecados, edema de extremidades e proeminência de papilas gustativas. Esses sinais e sintomas foram suficientes para o preenchimento dos critérios diagnósticos de doença de Kawasaki, levando à indicação de tratamento com imunoglobulina humana venosa. A paciente evoluiu com boa resposta clínica e recebeu alta hospitalar.



Fonte: Medscape | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!