São Paulo, 28 de março de 2024
Home / Notícias / Pioneiras da enfermagem são homenageadas pela Turma da Mônica

Notícias

Pioneiras da enfermagem são homenageadas pela Turma da Mônica

13/05/2020

Neste 12 de maio, as personagens Mônica e Magali se transformaram, respectivamente, em Ana Néri e Florence Nightingale, pioneiras da enfermagem, numa homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem.

 

As enfermeiras se juntam a uma lista de mulheres que marcaram a história e integram o projeto Donas da Rua da História, da Mauricio de Sousa Produções.

 

A inglesa Florence Nightingale (1820-1910), fundadora da enfermagem moderna, foi pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Crimeia (1854-1856). Defendeu a importância de medidas de higiene, como lavar as mãos. Além de profissional da saúde, foi estatística (e a primeira mulher a integrar a Royal Statistical Society), reformadora social e escritora.


A brasileira Ana Néri (1814 - 1880) também se destacou por seu trabalho com feridos em batalhas. Quando seus dois filhos foram convocados para a Guerra do Paraguai (1864-1870), ela se colocou à disposição do país e prestou serviços voluntários nos hospitais militares. A primeira escola de enfermagem fundada no Brasil recebeu o seu nome.


Mônica virou Ana Néri para homenagear enfermeiros - Mauricio de Sousa Produções

Duas heroínas da saúde são muito lembradas em 12 de maio, data que no mundo inteiro é comemorado o Dia do Enfermeiro. Florence Nightingale e Ana Néri são pioneiras em sua área de atuação e, seguindo as homenagens da MSP aos profissionais de saúde, que têm diariamente se dedicado a salvar a vida de milhões de pessoas, são as novas Donas da Rua da História.

 

Para Mônica Sousa, diretora executiva da MSP e criadora do projeto Donas da Rua, é preciso chamar a atenção para esses grandes nomes da saúde, principalmente neste momento. “São as mulheres que estão na linha de frente nos hospitais que motivarão as futuras profissionais da área de saúde."

 

Também da área da saúde, a última homenageada pelo projeto foi a infectologista Ho Yeh Li, escolhida pelo Ministério da Saúde para coordenar a missão de resgatar os 34 brasileiros que estavam na cidade chinesa Wuhan, na época o epicentro do novo coronavírus.

 

No Brasil, as mulheres respondem por 84,6% da equipe de enfermagem, segundo a Pesquisa Perfil da Enfermagem, realizada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo o Censo do IBGE, elas são a principal força de trabalho da saúde, respondendo por 65% dos mais de seis milhões de profissionais ocupados no setor público e privado, tanto nas atividades diretas de assistência em hospitais, quanto na Atenção Básica.



Fonte: Folha de S. Paulo | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!