São Paulo, 25 de abril de 2024
Home / Notícias / Unesp disponibiliza conteúdos científicos abertos sobre Covid-19

Notícias

Unesp disponibiliza conteúdos científicos abertos sobre Covid-19

27/03/2020

A Rede de Bibliotecas da Unesp, ligada à Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB), disponibiliza uma série de conteúdos digitais que podem ser usados pela comunidade da Universidade. Os materiais incluem e-books, bases de dados de periódicos nacionais e internacionais, ferramentas para publicação científica, entre outros produtos. A equipe da CGB também realizou um levantamento de artigos científicos abertos sobre o coronavírus, disponível no hotsite Covid-19 Unesp.

 

A proposta é apoiar a comunidade acadêmica durante esse período de suspensão das aulas presenciais na Unesp e reunir o conteúdo científico que está sendo compartilhado em escala global, visando o combate à pandemia da Covid-19. As informações estão disponibilizadas no hotsite Covid-19 Unesp, na sessão Acesso Aberto à Ciência.

 

Os levantamentos foram realizados pela equipe da Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB) da Universidade. Para a coordenadora da CGB, Flávia Maria Bastos, em razão de a Unesp ser uma instituição de ensino, pesquisa e extensão, as bibliotecas se destacam como parceiras fundamentais na luta contra o novo coronavírus ao viabilizar o acesso à informação acadêmico-científica.

 

“Entre os conteúdos disponibilizados pela Rede de Bibliotecas estão mais de 200 mil e-books de todas as áreas do conhecimento voltados para graduação, periódicos online, base de dados, normas e ferramentas e plataformas online que podem auxiliar a comunidade neste momento”, destaca a gestora, que também orienta a busca de informações no portal de Periódicos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

 

Acesso remoto

 

Vale destacar que o acesso aos conteúdos digitais disponibilizados pela Rede de Bibliotecas é livre para toda a comunidade unespiana, mas fora da estrutura da Universidade é necessário usar o recurso do VPN (Virtual Private Network, ou Rede Virtual Privada, em tradução livre). Um tutorial para o uso da ferramenta está disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/vpn.

 

O recurso assegura o acesso à Rede da Universidade (unespNET) a partir de computadores conectados à Internet. Desta forma, mesmo estando fora das dependências da Universidade, por meio do VPN, é possível acessar os conteúdos digitais disponibilizados pela Rede de Bibliotecas.

 

A CGB esclarece que o uso adequado dos conteúdos digitais abrange as boas práticas de pesquisa, na qual se respeita os direitos de propriedade intelectual, ou industrial, contemplados nos termos dos contratos celebrados pela UNESP ou pelo Portal de Periódicos CAPES com os editores acadêmico-científicos.

 

Esforço global

 

No hotsite também estão disponibilizados conteúdos sobre o novo coronavírus liberados pelos principais periódicos internacionais, os artigos mais citados da base Scopus dentro deste tema, os artigos brasileiros indexados à biblioteca Scielo e um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) com especialistas e pesquisas sobre a Covid-19.

 

Desde o início da pandemia, algumas das principais editoras de períodicos científicos do mundo e sociedades científicas vêm disponibilizando seus conteúdos relacionados ao novo coronavírus, em um esforço para colaborar com os desafios apresentados à ciência neste momento. Entre as instituições que estão com conteúdos abertos estão as editoras Elsevier, Springer Nature, Clarivate, New England Journal of Medicine, Lancet, entre outras. O conteúdo pode ser acessado no hotsite Covid-19 Unesp.

 

Também está sendo disponibilizada uma plataforma pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) com especialistas e pesquisas sobre o tema Covid-19 e coronavírus, gerada a partir do uso da ferramenta ScriptLattes, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade de São Paulo (USP).

 

Para mais informações, acesse www.unesp.br/covid19.



Fonte: divulgação | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!