São Paulo, 24 de abril de 2024
Home / Notícias / Sarampo em 2020: o que você deve saber

Notícias

Sarampo em 2020: o que você deve saber

18/02/2020

 

A campanha de vacinação contra o sarampo, para crianças e adolescentes de 5 a 19 anos, teve início no Brasil no dia 09 de fevereiro e deve se estender até o dia 13 de março de 2020. Isso significa que os pais ou responsáveis por estas crianças e adolescentes devem comparecer aos postos de saúde para atualizar o estado vacinal de seus filhos ou dependentes.

 

Isso é muito importante não só para cada um que recebe a vacina, como também para a proteção de muitas pessoas que estão perto de você. O sarampo, como sabemos, é uma doença altamente contagiosa e potencialmente fatal. Este novo Coronavírus também, diga-se de passagem. Só que para o sarampo JÁ temos uma vacina segura e eficaz.

 

Quanto maior for o número de pessoas protegidas, menor será o número de doentes. Parece óbvio, mas para que isso aconteça precisamos interromper a cadeia de transmissão deste vírus e impedir sua circulação no país. Só há um jeito seguro e altamente eficaz para alcançarmos este nobre objetivo: a vacina.

 

Neste ano de 2020 o Ministério da Saúde aponta que 5 estados ainda mantém a transmissão ativa do vírus: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Pernambuco. Importante saber que isto não quer dizer que os outros estados estão livres da doença. Não estão livres, não. Enquanto o vírus – e as pessoas- circularem pelo país estamos vulneráveis e susceptíveis.

 

Um bebê de 8 meses morreu no início deste ano no Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense, em decorrência do sarampo. Precisamos incentivar as pessoas a comparecerem aos postos para receber a vacina que está GRATUITAMENTE disponível para todos.

 

Para estar eficazmente protegido, é necessário ter recebido duas doses da vacina do sarampo, que pode estar contida na SCR (sarampo, caxumba e rubéola) ou na SCRV (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DEPOIS de um ano de idade até os 29 anos. Pessoas de 29 a 49 anos devem ter uma dose da vacina.

 

Muitos vírus ameaçam nossa saúde. Os vírus da dengue, chicungunya ou zika nos assombram e não obstante os óbitos anunciados não estamos cumprindo nossa parte para eliminar os focos do mosquito. Muitas pessoas não tomaram a vacina da febre amarela. No entanto, todos estão apavorados com o novo Coronavírus. Temos, sim, que nos preocupar com ele. Mas não só com ele. Há muito que podemos fazer e que não estamos fazendo. Vacinem-se. É a atitude mais inteligente que podemos ter.



Fonte: Bem Estar | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!