São Paulo, 24 de abril de 2024
Home / Notícias / Evento discute os impactos e o aumento da Osteoartrite na população brasileira

Notícias

Evento discute os impactos e o aumento da Osteoartrite na população brasileira

29/11/2019

A sociedade e o Sistema de Saúde Brasileiro terão que enfrentar a carga significativa de doenças osteomusculares associadas ao envelhecimento, uma vez que no país as pessoas estão vivendo mais. Para debater sobre essas doenças, o médico britânico Dr. Ali Mobasheri, professor de Fisiologia Musculoesquelética e Reitor Associado de Pesquisa e Empresa na Faculdade de Saúde e Ciências Médicas da Universidade de Surrey, Reino Unido, considerado um dos nomes mais respeitados mundialmente no meio científico e acadêmico quando se trata de osteoartrite, estará no Brasil, nos dias 6 e 7 de dezembro, para participar do 1º Simpósio GEOOS (Grupo de Estudos em Osteoartrite, Osteoporose e Sarcopenia), que será realizado no Núcleo de Inovação Tecnológica do HCFMUSP, em São Paulo.

 

Para o Dr. Ali, “a dura realidade é que a osteoartrite será uma das formas mais importantes de artrite em todo o Brasil e nos demais países da América Latina nos próximos 20 a 30 anos. Nossa organização está comprometida em nutrir, apoiar e disseminar as pesquisas mais recentes sobre a doença em todo o mundo”, afirma.

 

O objetivo do evento, organizado pela médica fisiatra Dra. Pérola Grinberg Plapler, é fomentar iniciativas de caráter científico, focadas na atenção interdisciplinar para prevenção e tratamento da Osteoartrite, Osteoporose e Sarcopenia. Com o tema “Emerging supplements for osteoarthritis and joint health”, Dr. Ali Mobasheri falará sobre suplementos emergentes para osteoartrite e saúde das articulações.

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a osteoartrite é uma doença das articulações caracterizada pela degeneração das cartilagens com inflamação. No Brasil, é responsável por 7,5% de todos os afastamentos do trabalho, sendo a segunda maior causa e é a quarta a determinar a aposentadoria (6,2%), já que a prevalência entre os idosos é enorme. Depois dos 65 anos, 85% das pessoas apresentam evidência radiológica de osteoartrite. E, no total, 12 milhões de brasileiros têm a doença, o equivalente a 6,3% da população adulta, maior do que a média global de 5%.

 

O Dr. Mobasheri é presidente da Sociedade Internacional de Pesquisa em Osteoartrite (OARSI), principal organização internacional para cientistas e profissionais de saúde focada na prevenção e tratamento da osteoartrite. Sua principal área de pesquisa é biologia da cartilagem e biomarcadores de osteoartrite.

 

A programação completa e informações sobre as inscrições podem ser acessadas no link: 

 

https://www.iothcfmusp.com.br/pt/ensino-e-pesquisa/centro-de-educacao-permanente-cep/cursos-de-atualizacao

 

 

SERVIÇO


Evento: 1º Simpósio GEOOS (Grupo de Estudos em Osteoartrite, Osteoporose e Sarcopenia)

Data: 6 e 7 de dezembro de 2019

Local: InRad - Núcleo de Inovação Tecnológica do HCFMUSP

Endereço: Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 75 - Cerqueira César, São Paulo – SP - portaria 1 - CEP: 05403-010



Fonte: divulgação | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!