São Paulo, 23 de abril de 2024
Home / Notícias / A PrEP reduz a eficácia do tratamento contra o HIV, caso eu o contraia?

Notícias

A PrEP reduz a eficácia do tratamento contra o HIV, caso eu o contraia?

21/10/2019

PrEP (profilaxia pré-exposição) é um tratamento preventivo à base de comprimidos que visa impedir a entrada do HIV no organismo. São medicamentos receitados a pessoas sem o vírus da aids, que impedem sua instalação no corpo. O método está disponível no Sistema Único de Saúde desde 2018 para grupos vulneráveis a essa infecção e também pode ser encontrado na rede privada. Embora reconhecidamente eficaz, a PrEP gera dúvidas pertinentes.


“Se tomar a PrEP, hoje estarei protegido. Mas, se eu parar e for infectado pelo vírus, meu organismo vai responder menos ao tratamento convencional, que controla a evolução da doença?”


Quem responde é o infectologista Ricardo Vasconcelos, professor da Universidade de São Paulo e um dos principais estudiosos da PrEP no país. “Havia essa preocupação no passado, mas diversos estudos comprovaram que a medicação não cria resistência em quem não tem o vírus circulando”, tranquiliza.


Por outro lado, quando o HIV já se instalou no corpo, a história muda. “Se a pessoa começa a tomar a PrEP e já tem a infecção sem saber, aí sim pode se tornar resistente ao tratamento de controle”, emenda. Daí porque, antes de entregar as doses preventivas, o serviço de saúde faz uma investigação extensa para garantir que esse inimigo da saúde não circula pelo organismo.


Do que é feita a PrEP


Assim como o tratamento para quem já possui o HIV em circulação, ela é composta por antirretrovirais que impedem a replicação do vírus. “Só que a PrEP tem um esquema simplificado, com duas drogas: tenofovir e entricitabina. No tratamento da doença em si, usamos três ou mais compostos dessa categoria”, explica Vasconcelos. Sua proteção não é eterna. Ela funciona mais ou menos como um anticoncepcional: quando você para, o risco de infecção volta a subir.

 

Os comprimidos preventivos estão disponíveis no SUS a grupos considerados mais vulneráveis ao HIV, segundo o Ministério da Saúde. São eles: gays, homens que fazem sexo com outros homens, profissionais do sexo, pessoas trans e parceiros sorodiferentes (quando um tem HIV e o outro, não).

 

Porém, pertencer a uma dessas turmas não é o suficiente para adotar a estratégia. Ela é indicada no sistema público a quem transou sem camisinha nos últimos seis meses e/ou apresenta infecções sexualmente transmissíveis com frequência e faz uso repetido da PEP (a profilaxia pós-exposição, que consiste em aplicar antirretrovirais imediatamente depois de um comportamento de risco para evitar a instalação do HIV no corpo). 

 

É possível também aderir à PrEP na rede particular, a um custo de cerca de 300 reais por mês. “Mas é preciso sempre estar em acompanhamento médico para comprar e tomar os medicamentos”, avisa Vasconcelos. Cabe destacar que esse método só diminui o risco de sofrer com o vírus da aids — outros problemas ameaçando quem faz sexo sem preservativos.



Fonte: Revista Saúde | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!