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Hospital Albert Einstein lança agência de notícias de saúde

16/09/2019

A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein lança nesta segunda (16) uma agência de notícias especializada em saúde, a Agência Einstein. O serviço, gratuito, é destinado a veículos de comunicação do país.

 

Com o objetivo de democratizar o acesso à informações de saúde, o hospital, com assessoria da Jeffrey Group (que idealizou e desenvolveu o projeto editorial da agência), vai produzir conteúdo jornalístico que poderá ser republicado pelos jornais parceiros. Oito artigos serão publicados semanalmente pela plataforma. 

 

O acesso ao conteúdo é exclusivo para veículos de comunicação que se inscreverem. Por enquanto, não há previsão de que jornalistas possam se inscrever individualmente. 

 

O presidente do Albert Einstein, Sidney Klajner, afirma que a criação da agência está relacionada aos três pilares sob os quais se sustenta o hospital: a assistência médica, pesquisa e inovação, e o ensino e difusão de informações para a população. 

 

Ele afirma que, como o Einstein é uma sociedade civil sem fins lucrativos, o objetivo é possibilitar que conteúdo de qualidade feito por profissionais especializados chegue às pessoas de todo o Brasil. "Entendemos que uma das formas de garantir a sustentabilidade do sistema de saúde é atuar para que as pessoas precisem menos dos médicos. Educá-las para que possam tomar conta da sua própria saúde [de forma preventiva]. E isso depende da informação", explica Klajner.

 

Essa não é a única iniciativa do hospital com cunho informativo. Quem busca sintomas como dor de cabeça ou doenças como câncer de mama encontrará no Google cartões informativos que têm como fonte o hospital. O produto é fruto de uma parceria com a empresa. São mais de 800 cartões sobre doenças e 3.000 sobre sintomas. 

 

Debora Pratali, diretora-executiva do Jeffrey Group, afirma que um mapeamento apontou que 90% das matérias produzidas com informações dos porta-vozes do hospital estavam concentradas em São Paulo e no Rio de Janeiro. "Existe uma carência enorme no resto do Brasil de acesso à informação com chancela e qualidade. Além disso, as redações estão mais enxutas. Nós viemos para criar uma parceria com os veículos de comunicação para que notícias de saúde do dia a dia, factuais, infográficos e dados cheguem a esses leitores com qualidade em todo o país", afirma.

 

Klajner aposta no sucesso do projeto porque acredita que criar novas fontes de informação confiáveis também cria oportunidades para que notícias falsas e mitos comuns não se proliferem. "A minha percepção é de que o cidadão com informação em mãos terá condições de cuidar de si e de cobrar do poder público. O paciente precisa, cada vez mais, ser o detentor do conhecimento. E cabe a nós eleger canais para que possamos distribuir a jornalistas do Brasil informações competentes."



Fonte: Folha de S. Paulo | Portal da Enfermagem
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