São Paulo, 17 de abril de 2024
Home / Notícias / Tremores em idade avançada indicam doença de Parkinson?

Notícias

Tremores em idade avançada indicam doença de Parkinson?

12/07/2019

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, 64, tem sido questionada sobre o motivo dos tremores que apresenta nas mãos —e se isso está relacionado à doença de Parkinson. Contudo, uma coisa não necessariamente está ligada à outra.

 

A doença de Parkinson é um distúrbio no sistema nervoso central que afeta o movimento. Em entrevistas, a chanceler disse que já estava tratando o tremor, mas não confirmou as suspeitas sobre parkinson. O neurologista da USP, Manoel Jacobsen Teixeira, disse que nem todos os pacientes diagnosticados com parkinson apresentam tremores e que, embora seja comum, não é um sinal evidente da doença.

 

Teixeira diz que a maior parte dos tremores na população não tem qualquer relação com parkinson. “O tremor mais comum é o chamado essencial, onde não há doença no sistema nervoso. Mais de 1% da população apresenta esse quadro e o prognóstico é diferente do parkinson, em que o paciente leva de cinco a dez anos para apresentar problemas motores”, diz.

 

Há diferenças importantes entre o tremor do parkinson e o essencial. No primeiro caso, os tremores nas mãos acontecem com maior frequência em momentos de repouso, mas cessam durante ações. No essencial, ele ocorre quando há ação. “O tremor de parkinson é cinematográfico, chama a atenção, mas some em atividades”, diz Teixeira.

 

O parkinson, segundo ele, pode passar despercebido em consultas de rotina. A rigidez é um dos primeiros sintomas da doença. Além dela, outras duas condições são representativas no diagnóstico: o desequilíbrio para andar e ficar em pé, e a lentidão de movimentos. De qualquer maneira, recomenda-se procurar um médico caso constate tremores nas mãos.



Fonte: Folha de S. Paulo | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!