São Paulo, 19 de abril de 2024
Home / Notícias / Por que é urgente parar com transplantes de fezes (isto não é uma metáfora)

Notícias

Por que é urgente parar com transplantes de fezes (isto não é uma metáfora)

17/06/2019

A biomedicina vem descobrindo coisas estranhas sobre bactérias, por exemplo seu papel em alguns cânceres (como o de estômago). Outra ideia recente e contra-intuitiva é curar pessoas com transplantes de fezes, mas esta foi posta em banho-maria (em sentido figurado, quero dizer).

 

A normativa partiu da FDA, a agência de fármacos e alimentos dos EUA, na quinta-feira (13): os testes clínicos com microbiota fecal para transplante naquele país estão suspensos até que organizadores comprovem que as amostras usadas são seguras. Duas pessoas tiveram infecções graves após o procedimento, e uma morreu, leio no jornal The New York Times.

 

Poucos sabem, mas determinados perfis da coleção de trilhões de bactérias que carregamos nos intestinos, a chamada microbiota, estão associados com problemas de saúde. Obesidade, asma e depressão integram essa lista.  Alguns pesquisadores partiram então para testar a hipótese heterodoxa de curar doentes inoculando-as com comunidades saudáveis de germes. Tudo ainda experimental, mas promissor, em especial nos casos em que o transplante fecal tem por meta deter, paradoxalmente, uma infestação bacteriana que pode ser mortífera.

 

O comunicado da FDA cita expressamente essa modalidade de combate à Clostridium difficile, um germe em geral contraído em hospitais e com frequência resistente a antibióticos. Após a recolonização do trato intestinal com uma flora de composição mais saudável, a nova ecologia bacteriana das tripas torna difícil a sobrevivência e a proliferação da parasita recalcitrante.

 

 Em algumas situações, contudo, a emenda pode ser tão ruim quanto o soneto. Comprovou-se que, nos dois casos graves destacados pela FDA, as amostras utilizadas continham cepas daninhas de outra espécie de bactéria, em geral inofensiva, a Escherichia coli. Como os dois pacientes tratados estavam imunodeprimidos, seu quadro se agravou, e um morreu.

 

A agência americana recomenda que os estudos com transplantes fecais só sejam retomados se e quando cada grupo experimental comprovar que suas amostras para transplante estão isentas de cepas perigosas como a E. coli de tipo ESBL, que produz toxinas potencialmente fatais.

 

Não é por certo o fim da linha para os transplantes fecais, mas um tropeço. Apesar do mau gosto aparente, tudo indica que eles vieram para ficar como terapias alternativas em algumas condições de trato complicado.

 

(Por falar em mau gosto, esta coluna foi muito assediada pela tentação de incluir alusões à situação do Brasil e de suas instituições com a ascensão de quem elogia torturadores e cultua escritores propensos à coprolalia. Resisti. Que fique então o alerta, à moda de René Magritte: isto não é uma metáfora.)

 

Marcelo Leite - Jornalista especializado em ciência e ambiente, autor de “Ciência - Use com Cuidado”.



Fonte: Folha de S. Paulo | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!