São Paulo, 29 de março de 2024
Home / Notícias / Automedicação é um hábito comum a 77% dos brasileiros

Notícias

Automedicação é um hábito comum a 77% dos brasileiros

15/05/2019

Quase metade dos brasileiros se automedica pelo menos uma vez por mês e 25% o faz todo dia ou pelo menos uma vez por semana. Esses dados fazem parte de uma pesquisa feita pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). De acordo com o estudo, a automedicação é um hábito comum a 77% dos brasileiros.

 

As mulheres são as que mais usam medicamentos por conta própria, pelo menos uma vez ao mês – 53%. Familiares, amigos e vizinhos são os principais influenciadores na escolha dos medicamentos usados sem prescrição (25%).

 

Os perigos da automedicação

 

A automedicação é quando há o uso de remédios sem a avaliação de um profissional de saúde. Quando usado de forma errada, o medicamento pode ter um efeito desastroso. Por isso, é sempre importante consultar um profissional antes de fazer uso de qualquer remédio.

 

  • As consequências do uso indiscriminado de medicamentos ocorrem a longo e médio prazo:
  • Os analgésicos, por exemplo, não curam enxaqueca e podem até piorar.
  • Antitérmicos podem mascarar algo mais grave, como uma infecção.
  • Anti-inflamatórios podem sobrecarregar os rins.
  • Uso de vitaminas só é indicado se a pessoa tiver uma carência específica e precisar de reposição.
  • Antiácidos e remédios para dor de estômago podem encobrir algo mais sério, como úlceras e gastrites.
  • Xarope pode mascarar uma pneumonia.

O farmacêutico Tarcísio Palhano alerta para os perigos da automedicação. “Qualquer dorzinha, qualquer sintoma, qualquer sinal, a pessoa já se automedica. Isso pode, inclusive, dificultar o diagnóstico de uma doença mais grave”.

 

Outro problema comum, que está na casa de muitos brasileiros, é a ‘maletinha de remédios’. “Essa caixa de medicamentos termina sendo uma bomba em potencial. Os medicamentos, com o passar do tempo, eles vão se degradando e pode gerar substâncias tóxicas”, diz o farmacêutico.

 

Os medicamentos são uma das principais causas de intoxicação no país. As pessoas precisam ser orientadas que medicamento usado sem prescrição pode provocar danos à saúde.



Fonte: Bem Estar | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!