São Paulo, 20 de abril de 2024
Home / Notícias / Vacinação contra gripe atinge 34,92% da cobertura e baixa adesão de crianças preocupa

Notícias

Vacinação contra gripe atinge 34,92% da cobertura e baixa adesão de crianças preocupa

07/05/2019

A adesão à vacina contra gripe Influenza em Campinas (SP) está abaixo do esperado pela Prefeitura, principalmente em relação às crianças. O balanço divulgado nesta sexta-feira (3) aponta 95.259 doses aplicadas no total, o equivalente 34,92% da cobertura dos grupos de risco. A meta é vacinar 90% de 272.758 pessoas. No caso das crianças, a cobertura está em 35%.

 

Neste sábado (4) aconteceu o "Dia D" e os 66 Centros de Saúde funcionaram das 8h às 17h. A campanha vai até 31 de maio em todo o Brasil. Coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Gabriela Marchesi alerta que o vírus Influenza não é como outros que causam gripe ao longo do ano. Ele é mais grave e pode causar complicações - pneumonia é a mais recorrente - que levam a óbito. Em 2018, 15 pessoas morreram após diagnóstico de gripe causada por esse vírus.

 

"A síndrome gripal por Influenza pode ter consequências graves para todos os grupos contemplados na campanha. [...] Todos os anos temos óbitos, mas esperaríamos não ter. Se a pessoa é vacinada, isso previne. É preocupante", afirma Gabriela. A vacina contra Influenza não causa a doença. É feita de vírus fragmentados e inativados, e protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B.

 

Cobertura dos grupos de risco

 

O balanço da vacinação compreende o período de 10 de abril a 2 de maio. As crianças que podem se vacinar têm entre 6 meses e 5 anos, e começaram a receber as doses no primeiro dia de campanha. Por isso a preocupação com a baixa adesão, de 35% (25.589 crianças) até agora. "Esperaríamos que a cobertura estivesse um pouco maior. Estamos chamando a atenção dos pais sobre a importância que é se vacinar contra a Influenza". É extremamente importante para esse público-alvo, crianças que convivem em escolas e creches, muitas vezes em período integral, têm um risco muito grande de contrair a Influenza nesses lugares fechados", explica a coordenadora.

 

Veja a situação de cada grupo:

 

  • Crianças – 25.589 (35,08%)
  • Trabalhador de saúde – 9.298 (22,63%)
  • Gestantes – 4.554 (40,06%)
  • Puérperas – 1.371 (73,35%)
  • Idosos – 52.412 (38,51%)
  • Professores – 2.035 (21,65%)

 

Segundo a coordenadora, gestantes, puérperas e demais grupos, incluídos na campanha no dia 22 de abril, têm reagido mais positivamente na campanha. "Em uma semana, os idosos atingiram 38%. Trabalhadores e professores são os menores, mas a campanha começou para eles dia 22 de abril. Tivemos um feriado no meio da semana. Esperamos que ao longo do mês de maio esse público acabe aderindo a campanha", afirma Gabriela. O grupo de comorbidades - pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais - já tem 16.533 imunizados. Como não há um número exato dessa população, é considerado público-alvo, mas não faz parte da meta da cobertura vacinal. 

 

A população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional também devem tomar a vacina, apesar de também não fazerem parte da meta. A expectativa é que o "Dia D" neste sábado (4) tenha sido uma oportunidade para quem não consegue ir até as unidades de saúde durante a semana. Segundo a coordenadora, não há previsão de liberação das doses restantes da vacina da gripe ao final da campanha para a população em geral. Isso só irá ocorrer se o Ministério da Saúde determinar.



Fonte: Bem Estar | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!