São Paulo, 18 de abril de 2024
Home / Notícias / Enfermeiro do Samu canta para acalmar paciente com Alzheimer no DF

Notícias

Enfermeiro do Samu canta para acalmar paciente com Alzheimer no DF

17/04/2019

 

 

Se o velho ditado "quem canta os males espanta" está certo, o enfermeiro brasiliense Flávio Vitorino Costa acerta todos os dias no trabalho que desenvolve no Samu. Quem mais se beneficia no caso dele, porém, são os pacientes.

 

A rotina entre hospitais e ambulâncias é de dedicação integral à saúde alheia. Há 34 anos na enfermagem, ele descobriu a música como principal aliada. Para facilitar a realização de procedimentos, muitas vezes doloridos, Flávio canta para distrair os pacientes. "Cantar e fazer o paciente sorrir é o melhor remédio. Ele esquece da dor, gera endorfina e cria empatia por você, por mais que saiba que vai sofrer."

 

No dia 28 de março, Flávio foi chamado para socorrer um homem de 87 anos com suspeita de infarto. Durante o atendimento, o idoso disse que gostava de bolero, mas que não se lembrava de nenhum – ele é portador de Alzheimer. "Então eu cantei pra ele me acompanhar.

 

Aos poucos, o idoso foi se lembrando da música e o vídeo dos dois cantando juntos foi parar na internet. A gravação tinha 43 mil visualizações até a publicação desta reportagem. Antes de integrar o quadro de socorristas do Samu no Distrito Federal, Flávio trabalhou no Hospital Regional de Sobradinho, entre 1992 e 2008. Na unidade, ele fazia a música chegar aos pacientes logo pela manhã. "Eu cantava para acordar todo mundo, tipo uma alvorada festiva."

 

"O que as pessoas achavam que era exceção, na verdade é a regra. Faço tudo para humanizar o atendimento, trazer pra junto, diminuir o sofrimento. Canto, brinco, conto uma piada." O enfermeiro rastafari de 55 anos é especialista em atendimentos de emergência, mas, acima de qualquer coisa, é um músico apaixonado. Filho de cantor, Flávio até cogitou seguir carreira na música, mas foi desencorajado pelo próprio pai.

 

"Antigamente, levar uma vida de artista, vida boêmia, não era algo muito bem visto. Ele não queria que eu acompanhasse as coisas dele, mas a música sempre esteve na minha vida."

 

O aspirante a cantor desviou o caminho profissional para a saúde, mas, nas horas vagas, a atenção ainda se volta para a música. Ele é um dos diretores de bateria da Escola de Samba Aruc, do Cruzeiro.

 

Seja durante o trabalho no Samu ou nos ensaios, a melodia se tornou uma forma de aliviar o próprio estresse. Grande aliado no atendimento aos pacientes, o hábito de cantar para os outros acaba por revigorar ele próprio, garante Flávio.

 

"A gente vive numa espiral psicológica muito forte. O tempo inteiro vê gente morrendo, crianças sofrendo, a gente vê o que tem de melhor e de pior no ser humano. Faz um parto, mas vê um idoso ser maltratado e isso te abala, claro." "Para não trazer, pra minha vida particular, as mazelas que vejo e não levar as minhas para o Samu, eu faço da música minha válvula de escape."



Fonte: G1 | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Por: Claudia eloisa rodrigues

  1. Comentado em:

    Parabéns a este profissional, bela iniciativa, a enfermagem tem a conotação de amor ❤️ e ele faz valer parabéns você com certeza é um Ser humano iluminado e que Deus o Abençoe grandemente , bjs e feliz páscoa a todos os seus Claudia Eloisa