São Paulo, 28 de março de 2024
Home / Notícias / Enfermeira ganha prêmio internacional na categoria de Parteira

Notícias

Enfermeira ganha prêmio internacional na categoria de Parteira

13/03/2019

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a enfermeira obstétrica Heloisa Lessa recebeu o Prêmio Campeão na categoria de Parteira (“MidWife”), pela Human Rights in Childbirth, conselho voluntário de especialistas e defensores dos direitos de maternidade de todo o mundo. Heloisa sempre lutou por uma maternidade segura e protegida, defendendo as mulheres e os direitos do parto humanizado.

 

O prêmio foi criado para celebrar os profissionais que são apaixonados pelo seu trabalho e é uma oportunidade também para que mais pessoas conhecerem o trabalho de Heloisa. Esse prêmio permitirá que ela leve um pouco da sua experiência em Enfermagem Obstétrica para fora do Brasil e continue lutando por melhores condições e espaço de trabalho.

 

Indicados por sua comunidade, os ganhadores se tornarão embaixadores dos Direitos Humanos no Parto por um ano. Participarão de reuniões e conferências em nome da organização e serão apoiados pela diretoria do conselho voluntário.

 

2020: Ano Internacional da Enfermeira Obstétrica e Parteira – O Conselho Executivo da Organização Mundial de Saúde aprovou, em sua 144ª reunião, em Genebra, proposta do Conselho Internacional de Enfermagem (CIE) e da campanha Nursing Now (“Enfermagem Agora”) para designar 2020 como ano das enfermeiras obstétricas e parteiras (“midwives”, ou obstetrizes). A indicação será levada à Assembleia Mundial de Saúde, em maio, para deliberação.

 

O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus destacou, em discurso,  que as enfermeiras e parteiras ano desempenham um papel fundamental para a Saúde de todos. Ressaltou, ainda, que o ano 2020 marca o bicentenário de nascimento de Florence Nightingale, pioneira da Enfermagem, reconhecendo sua contribuição para a Saúde e para Humanidade.



Fonte: Cofen | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Por: Jéssica Isaltina

  1. Comentado em:

    Parabéns pela homenagem, meu sonho é terminar a graduação de enfermagem e ir para área de obstetrícia. Espero que meu dia chegue logo .