São Paulo, 29 de março de 2024
Home / Notícias / Cofen leva ao 21º CBCENF debate sobre o exame de suficiência

Notícias

Cofen leva ao 21º CBCENF debate sobre o exame de suficiência

07/11/2018

A Câmara Técnica de Educação e Pesquisa do Conselho Federal de Enfermagem (CTEP/Cofen) levará ao 21º CBCENF debate sobre o exame de suficiência. O exame será tema de mesa-redonda com participação do presidente da OAB, Claudio Lamachia, do conselheiro federal Gilney Guerra e de Orlene Dias, representante da CTEP/Cofen, no dia 28/11, das 13h às 17h.

 

“Queremos ouvir a comunidade da Enfermagem e aprofundar o debate, aperfeiçoando propostas para o exame de suficiência”, afirma a coordenadora da CTEP/Cofen, Dorisdaia Humerez. “O exame visa melhorar a qualidade da assistência de Enfermagem prestada à população brasileira, combatendo o ensino de má qualidade e garantindo as competências mínimas necessárias para o exercício profissional”, explica o presidente do Cofen, Manoel Neri.

 

Apoiado pelo Cofen, o Projeto de Lei 4930/16, que cria o exame de suficiência obrigatório para futuros profissionais de Enfermagem, tramita na Câmara dos Deputados. Foi aprovado na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e aguarda parecer da Comissão de Seguridade Social e Família. A proposta assegura a participação de profissionais de Enfermagem de nível médio a elaboração do exame aplicado a auxiliares e técnicos de Enfermagem.

 

O Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem lidera mobilização nacional pela formação presencial e de qualidade, com realização de audiências públicas, campanha e mobilização junto aos parlamentares. Além do PL 4930/16, o Cofen propôs o Projeto de Lei 2891/2015, apresentado pelo deputado Orlando Silva, que exige formação presencial para os profissionais da área de Enfermagem.

 

21º CBCENF – Em 2018, Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem será realizado em Campinas, de 26 a 30 de novembro. Inscreva-se e garanta sua vaga no maior evento científico anual da área de Saúde da América Latina.  Com intensa programação científica, o 21º CBCENF recebe também encontros nacionais e internacionais de Enfermagem. Atenção Primária em Saúde, Saúde da Mulher, Saúde Mental são temas de alguns dos eventos realizados durante o congresso.



Fonte: Cofen | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!