São Paulo, 19 de abril de 2024
Home / Notícias / Dia Mundial da Audição destaca tratamento precoce da perda auditiva na infância

Notícias

Dia Mundial da Audição destaca tratamento precoce da perda auditiva na infância

03/03/2016

Nesta quinta-feira, 3 de março é celebrado o Dia Mundial da Audição - uma iniciativa liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para aumentar a conscientização sobre o impacto da perda auditiva. De acordo com estimativas da OMS, cerca de 360 milhões de pessoas (aproximadamente 5% da população mundial) vivem com alguma perda auditiva incapacitante. Desses, cerca de 32 milhões são crianças¹. Neste ano, o tema "Perda de audição na infância: saiba como e aja agora!" pretende aumentar a conscientização sobre políticas públicas que podem ajudar a reduzir a prevalência e o impacto da perda auditiva em crianças².


Em apoio às iniciativas do Dia Mundial da Audição, a MED-EL, empresa líder em sistemas de implantes auditivos, lança o vídeo: "Através dos ouvidos de uma criança". A produção destaca as vantagens do tratamento precoce da perda de audição, que sucede o momento em que as crianças começam a explorar o mundo em torno delas e aprendem a interagir com os demais. 


O vídeo recebe ainda o apoio da HEARRING, rede global de especialistas em implantes auditivos. "Este ano, o Dia Mundial da Audição focado em crianças vai fortemente ao encontro da nossa visão de que detecção precoce e intervenção por meio do implante pode ajudar as crianças com perda auditiva severa", afirma Paul Van de Heyning, Presidente da Comissão Científica do HEARRING. "Tratar crianças com perda auditiva antes dos 12 meses pode proporcionar a elas uma maior chance de atingir o seu melhor potencial de desenvolvimento".


O vídeo "Através dos ouvidos de uma criança" traz à tona as diferentes maneiras com que as crianças experimentam o mundo quando estão lutando contra a perda de audição, e como sua vida pode ser transformada quando esse sentido é restaurado. 


Pesquisas mostram que crianças cuja audição é prejudicada profundamente antes de aprenderem a falar são mais propensas a se beneficiarem do tratamento com implantes auditivos quando os recebem precocemente³. Estas crianças começam a ter informação auditiva no momento em que seu cérebro é especialmente preparado para aprender a língua. Portanto, a sua audição e discurso têm a oportunidade de se desenvolver de modo semelhante ao de uma criança ouvinte normal.


Visite www.earsofachild.com para ver o vídeo produzido pela MED-EL e aprender mais sobre as maneiras com que a perda auditiva na infância pode ser prevenida e tratada.


Sobre o Dia Mundial da Audição 2016

O Dia Mundial da Audição é um evento anual de sensibilização organizado pela OMS. O tema de 2016, "Perda de audição na infância: saiba como e aja agora!", tem o intuito de chamar a atenção para a necessidade de uma ação global para melhorar as estratégias de prevenção e tratamento da perda da audição em crianças².


Para elas, a audição é peça-chave para aprender a linguagem falada, impacta diretamente no desempenho acadêmico e também no engajamento social. A perda auditiva representa uma barreira para a educação e integração¹ social. Portanto, crianças com dano auditivo podem se beneficiar muito a partir da identificação precoce e adequada do problema e de intervenções¹ oportunas. Você pode descobrir mais sobre o Dia Mundial da Audição aqui.


Sobre MED-EL - A MED-EL está sediada em Innsbruck (Áustria), possui 29 escritórios em todo o mundo e é a fabricante líder no mercado internacional de implantes auditivos. Em 1977, os cientistas austríacos   Dra. Ingeborg Hochmair e o Professor Erwin Hochmair, desenvolveram o primeiro implante coclear multicanal e fundaram a companhia. Mas, foi em 1990, que a estrutura física da empresa foi lançada  e iniciou-se a contratação dos primeiros colaboradores. Hoje, a MED-EL possui mais de 1.500 funcionários. 

O implante coclear foi e ainda é considerado o primeiro dispositivo de substituição eficaz e viável de um órgão sensorial. Os implantes da MED-EL se diferenciam por seu rendimento, facilidade de uso e confiabilidade.  No portfólio destacam-se os implantes cocleares, implantes do ouvido médio, o sistema EAS (Acoustic Estimulação Elétrica combinado), implante de tronco encefálico (ABI) e o primeiro implante condução óssea, o que corresponde a maior variedade de produtos no mundo em soluções para o tratamento de diversas formas de perda auditiva.  Atualmente, pacientes de mais de 100 países podem ouvir graças ao uso dos produtos MED-EL. Você pode encontrar mais informações em www.medel.com

 

Sobre HEARRING - HEARRING é uma rede de importantes centros internacionais que oferecem soluções abrangentes de implantes para o tratamento de problemas auditivos. É formada por renomados cirurgiões auditivos especialistas em restauração e preservação da audição. Seus membros estão empenhados em liderar a exploração de novos caminhos em pesquisas relacionadas à audição e na ciência que envolve implantes, focados no avanço de procedimentos clínicos e desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas cirúrgicas.

 

A rede HEARRING se baseia na crença de que a investigação só é possível através da colaboração internacional e a partilha da experiência coletiva dos principais centros clínicos em todo o mundo. www.hearring.com



Fonte: divulgação | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!