São Paulo, 18 de abril de 2024
Home / Notícias / Cofen e OPAS lançam 2º Laboratório de Inovação em Enfermagem

Notícias

Cofen e OPAS lançam 2º Laboratório de Inovação em Enfermagem

13/09/2021

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) lançaram, nesta quinta-feira (9/9), o 2º Laboratório de Inovação em Enfermagem. A iniciativa busca conhecer, sistematizar e fomentar experiências que se destacaram pela inovação, êxito e relevância para a Enfermagem e para o Sistema Único de Saúde.

 

Nesta edição foram contemplados três eixos temáticos: Enfermagem no contexto das Redes de Atenção à Saúde (RAS), Assistência à Saúde na Linha de Cuidado Materno Infantil e Ações da Enfermagem para o enfrentamento da pandemia da covid-19.


“Recursos humanos são a pedra angular dos Sistemas de Saúde. Precisam ser reconhecidos como um bem público necessário para a Saúde em nossos países”, afirmou a representante da OPAS, Mónica Padilla, destacando que a Enfermagem corresponde a mais de 53% dos profissionais de Saúde do Brasil, e sua atuação traz imenso impacto na qualidade e efetividade da assistência.


Lançamento do 2º Laboratório de Inovação em Enfermagem: Valorizar e Fortalecer a Saúde Universal


A secretaria de Gestão do  Trabalho e da Educação na Saúde (Degerts/MS), Maira Pinheiro, relembrou que a profissão foi a que mais se voluntariou na iniciativa o “Brasil conta Comigo”, que recrutou voluntários para conter o colapso sanitário resultante da pandemia, em 2020. O enfrentamento à covid-19 foi um dos eixos incluídos na nova edição do laboratório, apresentada pela colaboradora do Cofen, Nádia Ramalho.

 

O conselheiro federal Osvaldo Albuquerque, representando o Cofen, agradeceu a presença dos parceiros institucionais. Transmitido ao vivo pelas redes sociais, o  lançamento manteve as normas de distanciamento social, e contou representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e do Ministério da Educação, responsáveis pela indicação de avaliadores. A presidente do Cofen, Betânia Santos, participou por vídeo.

 

Laboratório de Inovação – Lançada em setembro de 2019, pelo Cofen e OPAS/OMS, a primeira edição do Laboratório de Inovação em Enfermagem recebeu 329 inscrições, distribuídas em dois eixos temáticos: ampliação do escopo de práticas e valorização da Enfermagem.

 

Representantes de 39 experiências participaram de um encontro em Brasília, que selecionou 24 práticas para a terceira etapa. A comissão avaliadora visitou todas as experiências finalistas. Dezesseis experiências foram premiadas, e serão apresentadas no Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (23º CBCENF), com transmissão para inscritos de todo o Brasil.

 

Acesse o link e saiba como inscrever experiência no 2º Laboratório de Inovação.



Fonte: Cofen | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!