São Paulo, 29 de março de 2024
Home / Notícias / Livro sobre jornada de enfermeira na luta contra a Covid-19 é lançado

Notícias

Livro sobre jornada de enfermeira na luta contra a Covid-19 é lançado

09/09/2021

O Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) desenvolveram, em parceria, o livro “A incrível jornada da enfermeira Mari na luta contra a Covid-19”.

 

O material visa atingir tanto o público infantil quanto o adulto, como educadores, pais e mães, familiares, pesquisadores, profissionais de saúde, através de uma linguagem acessível e direta.


A parte infantil narra a jornada de trabalho da personagem Mari, uma enfermeira brasileira, em homenagem à enfermeira jamaicana Mary Jane Seacole (1805-1881), que teve o seu trabalho voltado para o cuidado integral e centrado na pessoa, antecipando em mais de um século a abordagem das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

 

No Sistema Único de Saúde (SUS), as práticas celebram 15 anos e fazem parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC), criada pelo Ministério da Saúde.


Em cada página do livro, uma dessas práticas é citada de forma muito leve, seja Tai Chi, plantas medicinais, auriculoterapia, entre outras. O conteúdo adulto fica localizado no canto inferior direito da página, direcionado por meio de um link para navegar.


Evidências científicas sobre a efetividade, eficácia e segurança das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no auxílio do manejo clínico da COVID-19, no apoio imunológico e na promoção e cuidado à saúde mental na pandemia da COVID-19 estão contidas no Parecer Técnico-Científico (PTC) apresentado.


 

O material é gratuito e pode ser acessado por todos os interessados no site.



Fonte: Cofen | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!