São Paulo, 28 de março de 2024
Home / Gestão e Assistência / Dicas do Especialista

Dicas do Especialista

Envelhecer com saúde é o grande desafio da atualidade, já que com o aumento da expectativa de vida busca-se também chegar à terceira idade com qualidade. E isso significa significa prevenir algumas doenças e detectar precocemente outras, grandes desafios da comunidade médica e dos profissionais de enfermagem.

 

O enfermeiro especialista em oftalmologia Cesar Aguirre, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Oftalmologia (SOBRENO) explica que, atualmente, a enfermagem tem contribuído para a prevenção de doenças oculares, bem como na detecção precoce de algumas delas, já que o enfermeiro especialista realiza inúmeros exames de diagnóstico de ponta. “É importante o enfermeiro de unidades básicas de saúde especializar-se na área de oftalmologia para aperfeiçoar seu conhecimento e entendimento para a prevenção, o diagnóstico e, inclusive, a promoção dos cuidados pré e pós-cirúrgicos nesta área. Hoje, a grande maioria das cirurgias é realizada em serviços de ambulatório, com duração de uma hora, o que otimiza o atendimento médico e de enfermagem quanto à demanda e prevenção de infecção hospitalar”.

 

Cezar Aguirre ratifica a importância de se envelhecer com a saúde ocular em dia. Para tanto, visitas ao oftalmologista são importantes, mas é no primeiro contato com a enfermagem que está a grande oportunidade de descobrir-se alguma intercorrência oftalmológica.

 

 “Com relação à prevenção e o controle de doenças degenerativas, o enfermeiro tem atuação ímpar, pois é ele quem recebe o paciente em um Centro de Saúde Pública e, por meio da anamnese, observa suas queixas de acuidade visual e o encaminha ao especialista”, explica.

 

O enfermeiro especialista pode realizar o exame de acuidade visual nas Unidades Básicas de Saúde, exame este que possibilita o diagnóstico da catarata. Cezar explica que esta doença, reversível somente com cirurgia, é de comum diagnóstico em pessoas acima dos 50 anos. "Com evolução lenta, e por acometer o cristalino, a catarata resulta na  perda da transparência ocular, o que impede a passagem da luz através dos olhos, impedindo a pessoa de enxergar", conclui.

 

Como dica de prevenção a doenças oculares, o enfermeiro Cesar informa que pessoas acima de 65 anos podem fazer um autoexame simples em casa: fechar o olho direito e avaliar a visão do que está aberto, no caso o esquerdo. Depois fazer a mesma coisa com os olhos opostos. Se a pessoa enxergar manchas, palavras, letras ou objetos deformados é o primeiro sinal de degeneração macular. Assim, ele deve procurar assistência o mais rápido possível.

 

Ele ainda ressalta que a qualquer diminuição da acuidade visual, central ou periférica é imprescindível buscar um centro de saúde para a realização de exames específicos com um médico oftalmologista.


Ainda sobre doenças degenerativas, nas quais as oculares se enquadram, Cesar Aguirre informa que os enfermeiros também devem ficar atentos em enfatizar aos pacientes a importância de ingestão de alimentos saudáveis, uma vez que é comprovado cientificamente que estes alimentos previnem doenças degenerativas. “Saber encaminhar o paciente ao profissional adequado, como neste caso ao nutricionista, é dever do profissional de enfermagem. Esta tarefa é simples e pode custar a saúde do paciente. 
Ele encerra enfatizando que todo cidadão deve solicitar junto aos serviços de saúde de sua região médicos e enfermeiros especialistas para promover a saúde na comunidade. “A saúde faz parte da nossa responsabilidade e é um dever do Estado atender a demanda populacional”, justifica o enfermeiro. 

 

 

Sociedade Brasileira de Enfermagem em Oftalmologia (SOBRENO)

[email protected] - Cesar Eduardo Zecchim Aguirre

[email protected] - Carmen Castilho Missali

[email protected] - Rossana Checchetti

 




Fonte: Portal


Comentários   Clique aqui para enviar seu comentário.


Nenhum comentário enviado.


Voltar Comente está notícia