São Paulo, 25 de abril de 2024
Home / Pesquisa / Artigos

Pesquisa / Artigos


A saúde no adolescer com HIV/aids: caminhos para um agenda pós – 2015

28/07/2016


Graciela Dutra Sehnem

Jeanine Porto Brondani

Karen Jeanne Cantarelli Kantorski

Silvana Cruz Silva

Lúcia Beatriz Ressel

Eva Neris Rubim Pedro

 

Resumo

Objetivo: Relacionar a percepção de saúde do adolescente que vive com HIV/aids com possíveis estratégias para reduzir a propagação do vírus.

Método: Estudo qualitativo, exploratório – descritivo, desenvolvimento no Serviço de Atendimento Especializado, em um município do interior do Rio Grande do Sul, com 15 adolescentes que vivem com HIV/aids. As informações foram coletadas em 2013 por meio de entrevista semiestruturada e analisadas pela análise temática.

Resultados: A análise das informações resultou em duas categorias: Percepções de Saúde e Adolescer com HIV/aids as quais possibilitaram relacionar o viver com HIV/aids e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio com estratégias que possibilitem reduzir a propagação do vírus.

Conclusões: Os adolescentes com HIV/aids percebem-se saudáveis, portanto, as estratégias para redução da propagação do vírus devem estar centradas no autocuidado e na redução do preconceito e do estigma na sociedade, sendo estas ações sugeridas como pauta à próxima agenda de objetivos do milênio.

Palavras – chaves: Objetivo de Desenvolvimento do Milênio. Adolescência. Síndrome da imunodeficiência adquirida. Enfermagem.