São Paulo, 16 de abril de 2024
Home / Pesquisa / Artigos

Pesquisa / Artigos


Percepções da puérpera de alto risco acerca do ambiente à luz de Florence Nightingale Ariane Thaise Frello Roque

28/07/2016


Telma Elisa Carraro

Resumo

Objetivo: Compreender as percepções das puérperas de alto risco acerca do ambiente hospitalar sob a luz de Florence Nightingale. O puerpério de alto risco é caracterizado pelo período em que a mulher nos pós-parto tem seu recém-nascido internado na unidade neonatal e necessita acompanhá-lo, vivendo momentos de transformações

Métodos: estudo narrativo com abordagem qualitativa, sustentando em Florence Nightingale, realizado em uma instituição pública do sul do Brasil, de janeiro a março de 2010. Sete puérperas acima de 18 anos com recém-nascido internado na unidade neonatal foram sujeitos da pesquisa.

Resultados: as narrativas contextualizadas no hospital, ambiente de cuidado em que vivenciaram essa fase particular de suas vidas, denotam a busca de laços e apoio entre as puérperas de alto risco.

Conclusões: o desafio de conviver em abiente desconhecido por tempo indeterminado, confiando seu filho aos profissionais em quanto está longe dos demais familiares, desta as necessidades de cuidados de enfermagem nessa fase.

 

Palavras-chave: Período pós-parto. Cuidados de enfermagem. Unidades de terapia intensiva neonatal. Meio ambiente.