São Paulo, 10 de agosto de 2022
Home / Notícias / Enfermeira escreve livro que auxilia a lidar com angústia e medo na pandemia

Notícias

Enfermeira escreve livro que auxilia a lidar com angústia e medo na pandemia

03/02/2022

A enfermeira Rosa Vieira estava de plantão noturno no Hospital Municipal do Campo Limpo (na zona sul da capital), onde trabalha desde 2014, quando teve contato com seu primeiro paciente de Covid-19, no início da pandemia, em 2020. Para ela, esse foi um momento extremamente impactante: “Senti o pânico do paciente e do familiar, a frustração, a ansiedade. E eu como profissional também estava com medo, com o pânico do primeiro atendimento”, conta.


Essa experiência inspirou Rosa a escrever um relato desse seu primeiro atendimento na pandemia. Logo, a ideia de escrever sobre o dia a dia na linha de frente se expandiu e acabou se tornando um livro intitulado “Quando o Abraço se Tornou um Perigo Entre Nós”, lançado por ela em agosto de 2021.

 

Na obra, a enfermeira relata não apenas seu dia a dia durante os primeiros momentos da pandemia, mas também os impactos físicos e emocionais desses dias tão complicados.

 

“No livro eu ensino as pessoas a lidarem com a angústia e com o medo. Ele não é voltado apenas a profissionais de enfermagem, mas também à população em geral, pois todos ficaram angustiados com a Covid-19”, conta.


O livro “Quando o Abraço se Tornou um Perigo Entre Nós”

 

Rosa explica que a obra tem sido bem recebida e elogiada por seus colegas: “A maioria gostou e me deu um retorno positivo. Perguntamos aos nossos colegas de trabalho como eles estão e a maioria relata sofrimento, dor, medo. Outros falam em solidão, raiva, pânico, angústia. Por isso, acho importante explicar os passos para lidar com tudo isso”, finaliza.


O livro “Quando o Abraço se Tornou um Perigo Entre Nós” foi lançado pela editora MEPE e está disponível para compra no site da editora por R$ 20,00 na versão digital.



Fonte: Coren-SP | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!