São Paulo, 19 de abril de 2024
Home / Notícias / Associação Brasileira de Estomaterapia lança cartilhas educativas para público leigo

Notícias

Associação Brasileira de Estomaterapia lança cartilhas educativas para público leigo

11/12/2018

Com o objetivo de ajudar pessoas com diabetes a evitar complicações, especialmente nos pés, consequências da neuropatia periférica, a Sobest, Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências, lança a cartilha “Neuropatia periférica por diabetes: prevenção de complicações”. A neuropatia periférica afeta os nervos periféricos, pode ser incapacitante e até fatal e acomete milhões de pessoas no mundo, especialmente diabéticos e idosos. “A infecção nas feridas decorrente do diabetes é uma das complicações mais graves e a principal causa de amputação”, diz a Profa. Dra. Sônia Regina Pérez Evangelista Dantas, Diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional da Sobest e coordenadora do projeto.

 

O diabetes é uma grande preocupação na área da saúde. São 425 milhões de diabéticos no mundo (2017), segundo a International Diabetes Federation. No país, são 12,5 milhões de pessoas com diagnóstico da doença – cerca de 8,9% da população brasileira. O Brasil ocupa o 4º lugar entre os países com maior número de pessoas com diabetes.

 

A cartilha explica como o não controle da hipoglicemia pode comprometer a circulação sanguínea e os nervos, aponta os sintomas da neuropatia periférica e o risco que a perda da sensibilidade traz para o desenvolvimento de feridas nos pés. Esclarece ainda o que a pessoa pode fazer para prevenir as complicações do diabetes e os cuidados que ajudam a controlar o nível de glicose no sangue.

 

“Falamos também sobre a atenção especial que necessita ser dada aos pés, como exames diários para observar calos e lesões e a importância de mantê-los limpos e hidratados”, diz Sônia. A cartilha traz ainda cuidados com as unhas e até dicas na hora de escolher os sapatos.

 

A Sobest também preparou um guia sobre “Insuficiência Venosa: Prevenção de Úlceras”, para manejo de sinais e sintomas. A insuficiência venosa crônica dos membros inferiores é considerada a mais prevalente das doenças venosas e causa dor e desconforto ao paciente. Muitas vezes pode evoluir para a formação de úlceras. Fatores de risco como obesidade, estilo de vida, trabalho, dieta, história familiar devem ser considerados e estão cada vez mais presentes em nossa população.

 

Esta é uma ação educativa da Sobest que visa contribuir para que as pessoas conheçam melhor seu corpo e suas necessidades e, assim, possam realizar o autocuidado. As publicações serão lançadas no dia 14 de dezembro, na sede do COREN Educação, em São Paulo.

 

Sobre a Sobest:

 

A Sobest é uma associação multidisciplinar, de caráter científico e cultural, alicerçada nos preceitos estabelecidos e aceitos mundialmente para a enfermagem em Estomaterapia, fundamentada nas bases éticas e filosóficas da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), em nível nacional, e do World Council of Enterestomal Therapists (WCET) - an association of nurses (WCET), em nível internacional.



Fonte: divulgação | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!