São Paulo, 29 de março de 2024
Home / Notícias / O coração dos atletas

Notícias

O coração dos atletas

05/11/2018

Pesquisas provaram que exercícios físicos moderados reduzem e previnem problemas cardíacos. Porém a atividade física vigorosa de atletas de elite, como em competições de endurance e sua repercussão cardíaca, é objeto de estudos permanentes.

 

Uma das razões é a morte súbita do atleta. Ela é rara, mas desperta comoção. Uma das possíveis causas, entre várias outras, poderia ser uma arritmia cardíaca paroxística (fibrilação atrial) relacionada a intensos e contínuos esforços físicos.

 

Mas tão rara quanto os óbitos esportivos é a incidência da fibrilação atrial em atletas espanhóis de elite: cerca de 0,3%, segundo cardiologistas especializados em medicina esportiva.

 

Na revista médica Jama Cardiology de ontem a professora Araceli Boraita, da Agência Espanhola de Proteção da Saúde no Esporte, e colaboradores apresentaram os resultados de estudo com 6.813 atletas, dos quais 35% do sexo feminino.

 

Os atletas, com oito anos de tempo médio de participação em competições esportivas, submeteram-se a exames de eletrocardiografia e ecocardiografia no período de 1997 a 2017 (20 anos).

 

Os autores explicam que o aumento da pressão arterial nos exercícios de alta intensidade e a distensão da parede da câmara atrial cardíaca induzida pelo vigoroso exercício físico, pode resultar em microtrauma, inflamação e fibrose, que são arritmogênicos.

 

Como o átrio esquerdo pode fisiologicamente aumentar proporcionalmente às horas de treinamento ou nível de competição, recomendam acompanhar sua evolução em atletas jovens.



Fonte: Folha de S. Paulo | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!