São Paulo, 25 de abril de 2024
Home / Notícias / Web Software auxilia servidores na aposentadoria

Notícias

Web Software auxilia servidores na aposentadoria

29/05/2018

Como resultado do Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA), realizado com servidores da UEL, a equipe de pesquisadoras do Núcleo de Estudo e Pesquisa na Gestão de Serviços de Enfermagem (NUPGESE), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), em ação conjunta com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH), desenvolveu o Web Software de Apoio ao Planejamento da Aposentadoria, também chamado de Aposentar-se com Saúde.


A ferramenta tem como papel facilitar a preparação dos servidores para a aposentadoria, visto que a estimativa, segundo a Prorh, é recebimento de mil solicitações e pedidos de aposentadoria nos próximos quatro anos. O software está disponível para todos os servidores da Universidade no Portal do Servidor: 

- https://sistemas.uel.br/portaldoservidor/login

- ou http://www.aposentarsecomsaude.com.br


A equipe de pesquisadoras de Enfermagem é formada pela professora Maria do Carmo Haddad, que coordenada a pesquisa e atua na temática de saúde do trabalhador e aposentadoria, pela professora Raquel Gvozd Costa, e pela aluna do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Paloma Cavalcante Pissinati.


O Web Software foi implementado a partir da definição de um fluxograma e escopo de funcionamento, tendo como base a informatização de um instrumento internacional intitulado de Inventário de Recursos para a Aposentadoria (IRA), composto por 30 itens distribuídos em domínios, que compreende os aspectos físicos, financeiros, sociais, emocionais, cognitivos e motivacionais. A tradução desse instrumento foi realizada na pesquisa de doutorado da professora Raquel Gvozd Costa.


Segundo a coordenadora, Maria do Carmo Haddad, a iniciativa é uma ação estratégia inovadora, pois visa apoiar, aumentar a abrangência e a eficácia das ações do PPA, uma vez que está disponível na rede de forma livre, favorecendo um maior número de servidores acessarem os conteúdos a qualquer momento, a partir de computadores, tablets ou smartphones. "O web software dá condições para o servidor se informar, tanto sobre facilidades como dificuldades nesse período", apontou a professora.


IRA

 

Ao acessar a página inicial do web software (https://sistemas.uel.br/portaldoservidor/login) o servidor é convidado a responder o IRA, e detectar as áreas que necessita de maior preparação para a aposentadoria. Após responder ao instrumento, os usuários visualizam a pontuação obtida em cada domínio do IRA e são direcionados a telas específicas com materiais de apoio, de acordo com a pontuação obtida após o preenchimento do questionário.


Além disso, o web software oferece materiais de apoio ao planejamento da aposentadoria que incluem palestras vídeo-gravadas e textos científicos, relacionados à temática de preparação para a aposentadoria, bem como um espaço para postagem de notícias relacionadas à aposentadoria, como forma de manter os usuários atualizados sobre o tema. O ambiente interativo do software permite ainda aos usuários postar vivências e expectativas em relação à aposentadoria, bem como responder e trocar mensagens com outros trabalhadores que acessarem essa tela. Essa parte da pesquisa foi desenvolvida no doutorado de Paloma Cavalcante Pissinati.


A pesquisa teve o apoio da PRORH, que realizou no período de 2015 a 2017 uma série de palestras e atividades com servidores do Campus Universitário e do Hospital Universitário (HU). Foram abordados temas como vivências e sentimentos na pré-aposentadoria, legislação previdenciária, economia doméstica e cidadania, além de aspectos de saúde na pré-aposentadoria.


Para o pró-reitor de Recursos Humanos, Leandro Altimari, o Web Software é uma eficiente estratégia Institucional de Gestão de RH integrada à Tecnologia da Informação. Segundo ele, também auxilia na reestruturação de políticas direcionadas à saúde do servidor, dado o amplo alcance e fácil acesso, além de possibilitar a identificação de áreas de maior fragilidade dos servidores, contribuindo para potencialização de ações voltadas ao planejamento da aposentadoria.


"A iniciativa surgiu de uma atividade acadêmica e agora pode ser aplicada e utilizada pelos servidores da Universidade. Temos a possibilidade também de ampliar a ideia e levá-la para o estado para aplicação na Secretaria da Administração e da Previdência e no Paraná Previdência, por exemplo", completou o pró-reitor.



Fonte: Agência UEL de Notícias | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!