São Paulo, 24 de abril de 2024
Home / Notícias / Dia de celebrar a profissão do cuidado

Notícias

Dia de celebrar a profissão do cuidado

12/05/2018

Enfermagem é o ato de cuidar dos enfermos. Neste sábado, 12, comemora-se o dia dos profissionais desta área. Somente no Hospital de Base, na Santa Casa e nos postos de saúde de Rio Preto são 593 deles. Caso de Samanta Eliane Duarte Volpi, de 38 anos. Ela trabalha há 16 na UTI neonatal do Hospital de Base e, depois, do Hospital da Criança e Maternidade (HCM), inaugurado em 2013. Como os pequenos que nascem prematuros passam bastante tempo internados, ela se torna uma espécie de "mãe". Escolheu a profissão por gostar de cuidar de gente.

 

"Principalmente em pediatria tem que acolher as famílias. Eu gosto muito desse contato com o paciente. A gente tem um vínculo muito grande com os bebês e com a mãe e o pai", conta. Em vários momentos da carreira, as crianças já voltaram para visitá-la após receberem alta. "É muita felicidade. É um sentimento de dever cumprido. Eu amo ajudar, lidar com a equipe, dar esse cuidado."

 

Edina Rocha, 40 anos, gerencia o home care do Grupo Cene e é enfermeira há 20 anos. "Escolhi por ter oportunidade de ajudar outras pessoas e proporcionar melhora na qualidade de vida dos pacientes, demanda de mercado e por fazer o que gosto", conta.

 

Para ela, enfermagem representa passado, presente e futuro. "Visualizo uma profissão de desafios, oportunidades e de crescimento nas áreas pública e privada. Acredito ser uma carreira empreendedora e que proporciona crescimento em diversas áreas."

 

O curso de enfermagem é bastante procurado. Somente na Famerp e na Unirp, cerca de 5,2 mil estudantes se formaram nos últimos cinco anos - a Unilago e a Unip não responderam o número de graduados.

 

Samanta dá um conselho: é preciso ter dom. "Tem que se identificar, gostar desse contato humano porque nossa profissão é isso." Edina recomenda que a pessoa se sinta realizada com o trabalho e tenha perseverança, dedicação e resistência. "Pois dessa forma as dificuldades serão resolvidas com suavidade", acredita.

 

Eventos


Na quarta-feira, 16, acontece na Famerp o evento "Enfermagem: Uma voz para liderar - A saúde é um direito humano". As inscrições são gratuitas pelo site do Coren/SP ou no dia do evento. Os participantes terão direito a um certificado. A partir de segunda-feira, 14, o Austa vai realizar a Semana de Enfermagem com foco na segurança do paciente. A equipe será dividida em turmas que apresentarão trabalhos sobre o assunto.



Fonte: Diário da Região | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!