São Paulo, 20 de abril de 2024
Home / Notícias / Livro Última Palavra aborda a finitude da vida

Notícias

Livro Última Palavra aborda a finitude da vida

12/04/2018

Última Palavra, livro de Tércia Soares Sharpe, que será lançado no dia 17/04, em São Paulo, traz a perspectiva de uma enfermeira com 40 anos de experiência e que esclarece por que devemos tomar decisões a respeito do fim da vida agora, enquanto estamos saudáveis. Para escrever o livro, a autora recorreu a situações que vivenciou: “Fui pensando em meus pacientes e o que era importante pra eles naquele momento. Então as ideias foram surgindo e eu fui selecionando as histórias que exemplificam os temas que julgo serem importantes”.

 

A ideia de registrar esses casos surgiu de uma realidade recorrente na rotina da enfermeira: muitas vezes o paciente não tinha condições cognitivas de decidir quais rumos tomar devido sua situação física estar extremamente comprometida. A responsabilidade de decisão sobre o fim da vida e possibilidades de tratamento recaia à família fragilizada e emocionalmente estressada com a avalanche de más notícias. A obra se propõe a evitar situações como essa, para que seja possível pensar e decidir sobre o assunto enquanto ainda se está saudável.

 

Segundo Tércia, todos sabemos que a vida é um ciclo que tem começo, meio e fim. O estresse que pacientes e familiares passam durante esse período do fim da vida, se deve especialmente a dois motivos: falta de informação e falta de tempo para absorver tudo o que esta acontecendo. Na maioria dos casos, outras pessoas tomam decisões a respeito do fim da vida de alguém.

 

"O objetivo desse livro é ajudar o leitor a ter a última palavra no que diz respeito a sua própria vida, através de um Testamento Vital. Assim, seu desejo será honrado por sua família. Você já teve a última palavra em tantas questões, por que não tratar com urgência um caso de vida ou morte", afirma. 


Cuidados paliativos - A decisão por cuidados paliativos não significa que o paciente esteja com o destino definido. É uma opção para pessoas que recebem o diagnóstico de uma doença crônica grave e um tratamento focado na qualidade de vida do paciente e seus familiares por meio da prevenção e alívio do sofrimento.

 

“A morte é a única certeza que temos nessa vida. Essa realidade não é deprimente; é apenas uma realidade. A gente se informa, toma decisões como a obra sugere, e segue vivendo plenamente. Não precisa pensar nisso o tempo todo. Precisa apenas se preparar; o que facilitará o luto de nossos familiares e conhecidos. Eles vão apenas honrar o que escolhemos. O livro ajuda o leitor a abrir os olhos e valorizar o tempo, a vida, ser grato. Afinal, a satisfação é de cada um de nós, de viver essa jornada da melhor maneira, com amplitude”. 

 

Lançamento do livro Última palavra

Local: Livraria Cultura – Shopping Iguatemi, SP.

Endereço: Av. Brig. Faria Lima, 2232 - Jardim Europa, São Paulo.

Data: 17/04/2018

Horário: 19h



Fonte: divulgação | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!