São Paulo, 19 de abril de 2024
Home / Notícias / Fique atento aos sintomas do Transtorno Dismórfico Corporal

Notícias

Fique atento aos sintomas do Transtorno Dismórfico Corporal

10/04/2018

O Transtorno Dismórfico Corporal – ou Disformia – é a preocupação excessiva com a aparência, alterações mínimas ou até mesmos inexistentes. De acordo com estudos, de 7 a 15% dos pacientes dermatológicos e de cirurgia plástica apresentam a doença.

 

”É um transtorno psiquiátrico que o paciente tem uma percepção distorcida sobre alguma parte do corpo. Uma preocupação exagerada com falhas imaginadas na aparência”, explica a psicóloga do Grupo São Cristóvão Saúde, Susi Andrade. Esses pensamentos obsessivos com a imagem interferem nos relacionamentos pessoais e profissionais.

 

Conforme Susi, muitas vezes o diagnóstico da doença é difícil, pois se confunde com vaidade. Por isso, é importante ficar atento a alguns sinais: mudanças de hábitos alimentares, isolamento, passar horas na frente do espelho ou evitá-lo demais, frequentemente tocar, medir ou olhar para o detalhe que o incomoda, ler e pesquisar repetidamente sobre o defeito,  e tentar escondê-lo, como com roupas, maquiagem ou cirurgias desnecessárias.

 

“Para prevenir, o suporte familiar é essencial, pois é um transtorno que costuma afetar mais adolescentes, jovens adultos e adultos. Eles precisam trabalhar a autoestima e reconhecer o próprio valor, entendendo que há diversos tipos de corpos”, comenta a psicóloga. O tratamento é feito com acompanhamento psiquiátrico e psicológico, além de orientação da família.

 

Alguns dos transtornos de distorção de imagem corporal mais comuns são: anorexia, que é quando se evita comer; bulimia, em que a pessoa se sente culpada após comer e usa métodos para compensar o que ingeriu; e a vigorexia, mais comum em homens, que é a preocupação em excesso com ganhar músculos.

 

“A disformia é bem presente tanto em homens quanto em mulheres, porém as mulheres procuram mais ajuda profissional. Os homens são resistentes e costumam ter vergonha em assumir a condição. Identificar a doença requer bastante experiência dos profissionais da saúde”, finaliza a especialista.



Fonte: divulgação | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!