São Paulo, 19 de abril de 2024
Home / Notícias / Errar é Humano? Evento de segurança do paciente irá discutir como melhorar a qualidade da assistência

Notícias

Errar é Humano? Evento de segurança do paciente irá discutir como melhorar a qualidade da assistência

23/03/2018

Simpósio realizado pelo IBSP, com apoio da ONA, trás ao Brasil cinco palestrantes internacionais para ciclo de palestras e workshops práticos e interativos

 

Papel da liderança, engajamento dos colaboradores, mensuração e produção de relatórios em segurança do paciente, desafios da gestão hospitalar, Antimicrobial Stewardship, assistência domiciliar e segurança nas transições do cuidado são apenas alguns dos temas que serão abordados na terceira edição do Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente, evento organizado pelo IBSP – Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente entre os dias 25 e 27 de abril, na FecomercioSP, em São Paulo.

 

O III Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente, que conta com apoio da ONA – Organização Nacional de Acreditação, traz ao Brasil personalidades especializadas em segurança do paciente para uma abordagem multiprofissional.

 

Os três keynotes speakers internacionais vêm do Reino Unido e dos Estados Unidos: Charles Vincent, psicólogo especializado em segurança do paciente e professor emérito de Pesquisa em Segurança Clínica do Imperial College, de Londres; Ayse Gurses, médica anestesiologista, especialista em cuidados intensivos do Johns Hopkins, nos Estados Unidos; Jan Compton, enfermeira e diretora do Escritório de Segurança do Paciente da Baylor Scott & White Health. Além dos três keynotes, o evento contará ainda com mais dois destaques internacionais: Mahen Hoolash, diretor de excelência operacional e gestão de mudanças em clientes na área da saúde da GE Healthcare; e Mark Gilchrist, farmacêutico e consultor em doenças infecciosas do Imperial College Healthcare NHS Trust e professor sênior honorário do Imperial College, em Londres, que esteve presente na edição de 2017.

 

“Charles Vincent, sumidade em segurança do paciente, e representantes do Baylor Scott & White Health e do John Hopkins vêm ao Brasil para apresentar o que tem sido feito de mais significativo na área de segurança do paciente. Iremos trazer a vanguarda do setor para discussões de alto valor científico”, avalia o Dr. José Branco, fundador e diretor-executivo do IBSP.

 

Workshops internacionais

 

Assim como em 2017, o evento deste ano inicia a programação com os workshops internacionais de meio dia. Ayse Gurses irá abrir o evento dia 25 de abril com o “Uso de Engenharia do Fator Humano para Segurança do Paciente”, em que se concentrará no uso de fatores humanos e métodos de engenharia de sistemas para identificar e mitigar os problemas do sistema de trabalho que causam erros humanos e problemas na segurança do paciente e na qualidade da assistência.

 

Já a enfermeira Jan Compton será responsável pelo workshop da tarde, em que abordará a relevância de uma cultura de segurança do paciente e como alcançar este objetivo em sua instituição. Paralelamente às práticas da médica e da enfermeira, Mahen Hoolash, diretor de excelência operacional e gestão de mudanças em clientes na área da saúde da GE Healthcare, será responsável pelo workshop em que irá mostrar como engajar colaboradores, pacientes e familiares para transformar o desempenho da operação de forma sustentável.

 

Da assistência domiciliar à resistência microbiana

 

Nos dias 26 e 27 de abril, o III Simpósio Internacional promoverá uma discussão científica sobre os principais temas que envolvem segurança do paciente. Charles Vincent abordará a assistência domiciliar e como devemos medir e monitorar a segurança do paciente nas organizações, já que ‘Errar é humano’. “Os benefícios do cuidado em casa são conhecidos, mas os riscos precisam ser explorados. Por outro lado, a mensuração e o monitoramento da continuam sendo uma prioridade em todo o sistema de saúde”, afirma o psicólogo de Londres.

 

Já o conteúdo das palestras da médica Ayse Gurses será focado em como melhorar a qualidade e a segurança nas transições do cuidado através da abordagem da engenharia do fator humano.

 

“Serão apresentados exemplos de como o Johns Hopkins Armstrong Institute identifica sistematicamente os perigos na transição dos cuidados e como as intervenções para eliminar ou mitigar os efeitos destes perigos são desenvolvidas por meio da utilização de métodos da engenharia do fator humano”, conta Ayse. O segundo tema da keynote speaker será como praticar medicina baseada em evidência de forma mais consistente.

 

Para completar, a enfermeira Jan Compton terá duas palestras: ‘O papel da mensuração e produção de relatórios em segurança do paciente’ e ‘Métodos para a promoção de um cuidado seguro’. “Em meu trabalho atual, foco em iniciativas, práticas baseadas em evidências e estratégias para melhorar a assistência dos pacientes. Estou ansiosa pela participação no III Simpósio Internacional do IBSP, pois espero que os profissionais brasileiros possam conhecer as nossas ferramentas e estratégias para ajudá-los na jornada da segurança do paciente”, diz Jan Compton.

 

Além disso, o III Simpósio Internacional do IBSP trará um retrato de alguns aprendizados de instituições brasileiras, cases de tecnologia e qualidade na assistência, uma seção interativa com o farmacêutico inglês Mark Gilchrist e a infectologista brasileira Sylvia Lemos Hinrichsen e um debate entre Charles Vincent e Ayse Gurses sobre quais os limites da melhoria na saúde.

 

Inscrições modulares

 

As inscrições são modulares para que cada profissional de saúde opte pela programação que tenha sinergia com seus objetivos. Por exemplo, além da plenária dos dias 26 e 27, é possível se inscrever em um workshop ou em dois, neste último caso, optando pelo combo full experience. O valor dos tickets varia de R$ 1.100,00 a R$ 1.785,00.

 

Serviço

 

III Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente

Realização: IBSP

Apoio: ONA

Data: 25 a 27 de abril de 2019

Local: FecomercioSP – R. Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista, São Paulo - SP

Inscrições: www.simposio-ibsp.com.br



Fonte: Folha de S. Paulo | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!