São Paulo, 23 de abril de 2024
Home / Notícias / Réplica de intestino humano será montado no Ibirapuera para informar sobre o câncer colorretal

Notícias

Réplica de intestino humano será montado no Ibirapuera para informar sobre o câncer colorretal

20/03/2018

Março é considerado o mês mundial para a conscientização sobre o câncer colorretal. Conhecido também como câncer do intestino grosso ou câncer de cólon e de reto, ele é o segundo mais incidente entre as mulheres brasileiras, ficando atrás apenas do câncer de mama1, e o terceiro entre os homens.

 

Como parte do trabalho de conscientização sobre a doença, a Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino (ABRAPRECI) - em parceria com o Instituto Vencer o Câncer (IVOC) e apoio da Merck, empresa alemã líder em ciência e tecnologia -, vai abrir à visitação do público do Parque Ibirapuera um modelo que reproduz um intestino em tamanho gigante. No interior da estrutura, estão representadas as patologias como hemorróidas, doença inflamatória, pólipos, divertículos e o câncer, que serão explicadas por promotoras da saúde.

 

“Essa ação de conscientização é importante porque, se há um câncer cuja prevenção deve ser enfatizada, este é o câncer de intestino. Além da prevenção ser simples, se descoberto no início, as chances de sucesso no tratamento são muito grandes”, explica Drª Carmen Manzione, especialista em coloproctologia.

 

O Instituto Vencer o Câncer estará presente dando dicas de hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada, hidratação e prática de exercícios - atitudes que ajudam a prevenir o câncer colorretal. Integrantes do IVOC estarão com placas explicativas, convidando os participantes a conhecerem mais sobre os fatores de risco e a prevenção da doença.

 

Na ocasião, haverá, também, ativação da campanha “Março em Cores - porque o Câncer Colorretal não pode passar em branco”, que pretende levar positividade aos portadores da doença. Um painel receberá fitinhas com mensagens positivas distribuídas para o público, que poderá ajudar a preencher o espaço com as fitas ou levar para casa e compartilhar com amigos e familiares. O painel servirá, ainda, como ponto para fotos que poderão ser postadas com as hashtags #MarçoemCores #CCRcomMaisCor, ajudando a espalhar essa corrente positiva.

 

São seis instituições de médicos e pacientes apoiando a iniciativa “Março em Cores”: Instituto Vencer O Câncer, Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC), Be Color, Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (NASPEC), Instituto Oncoguia e Associação Brasileira de Prevenção ao Câncer no Intestino (ABRAPRECI).

 

Serviço:

 

Data:24/03

Horário: das 09h às 17h

Endereço: Parque do Ibirapuera – Arena da Ponte de Ferro, entrada pelo portão 3 ou 10.



Fonte: divulgação | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!