São Paulo, 25 de abril de 2024
Home / Notícias / Exagerou na bebida? Veja o que funciona para aliviar a ressaca

Notícias

Exagerou na bebida? Veja o que funciona para aliviar a ressaca

14/02/2018

No pós-Carnaval, o desejo de quem exagerou na bebida é colocar o mundo no mudo. Quando isso não é possível, entram as fórmulas que prometem a cura da ressaca e o fim do mal-estar pós-bebedeira --o arsenal acaba de ganhar novos elementos no Brasil, com chás prontos e pílulas.


A ressaca é o efeito tóxico da bebida e seus subprodutos no corpo. Não há como definir uma fórmula geral que indique o ponto sem volta da ressaca. Isso varia de acordo com a quantidade de bebida consumida, o espaço de tempo em que isso ocorreu e o organismo de cada pessoa. Cientificamente falando, o limiar de tolerância ao álcool é definido pela enzima álcool desidrogenase (presente no fígado), que metaboliza a substância --mulheres, em geral, têm menos dela.

 

A única maneira à prova de falhas para não ter ressaca é não beber, claro. Mas calma: a ressaca ainda pode ser controlada. Basta consumir, de modo intercalado, álcool e água. E não adianta começar a beber água depois de já estar embriagado.

 

A água também pode receber uma mãozinha da comida. Raymundo Paraná, vice-presidente da Associação Latino-Americana para o Estudo do Fígado (Aleh), afirma que, com a alimentação, o esvaziamento gástrico é mais lento, aumentando o tempo para a metabolização do álcool no estômago.

 

Alimentos fonte de carboidratos, como pães e massas, são uma boa dica de alimentação adequada pré-bebidas, de acordo com Ana Hordonho, membro da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). Sucos e frutas também.


FÓRMULAS PRONTAS

 

Mas, se você bebeu bastante água, comeu bem e, mesmo assim, sofre de ressaca, algumas ações podem ajudar. Não tomar café para acordar e ficar mais disposto é uma delas. O café pode irritar ainda mais o estômago. Para quem está com náuseas, um pouco de gengibre vem bem a calhar, diz Francisco Tostes, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem). Os especialistas ouvidos pela Folha, porém, são céticos quanto a pílulas ou bebidas antirressaca. "Tudo besteira", diz Arnaldo Lichtenstein, médico do HC da USP.

 

Um dos produtos recém-lançados que prometem combater a ressaca é o Detox Etil, classificado por Lichtenstein como um complexo vitamínico, sem efeito sobre o mal-estar pós-bebedeira. O consumo do composto, contudo, não representa riscos. A assessoria do Detox Etil afirma que o produto age repondo nutrientes degradados pelo álcool.

 

Produtos que hidratam ou que contenham antieméticos e analgésicos, como o Engov, podem aliviar o desconforto. Mas, segundo Paraná, o ácido acetilsalicílico presente no remédio pode piorar a gastrite.

 

As assessorias de Engov (maleato de mepiramina, hidróxido de alumínio. ácido acetilsalicílico e cafeína) e Epocler (citrato de colina, betaína e racemetionina) afirmam que os produtos não são destinados contra ressaca.

 

O primeiro seria indicado para "alívio dos sintomas de dores de cabeça e alergias", enquanto o último é para "tratamento de distúrbios metabólicos hepáticos". Por fim, o melhor é beber com moderação --importa mais a quantidade do que a mistura-- e consumir água. E prepare-se: com o envelhecimento perdemos a enzima que metaboliza o álcool.


O QUE FUNCIONA

Ilustração galões de água

Beber muita água antes , durante e depois do consumo de álcool é essencial

Ilustração de pães

É importante estar bem alimentado (carboidratos, como pães e massas são boas opções)

Ilustração de melancia

Frutas suculentas e sucos de fruta com açúcar podem ajudar a combater os sintomas

One More Drink

Bebidas como One More e Gatorade podem auxiliar na hidratação e em caso de vômito ou diarreia

Engov

O Engov tem antieméticos (contra vômito) e analgésicos, o que reduz sintomas da ressaca. A empresa não indica contra ressaca

O QUE NÃO FUNCIONA

Colher de azeite

Tomar uma colher de azeite não altera a absorção do álcool e não tem efeito algum sobre a prevenção da ressaca

Ilustração de copo de café

Muitas vezes usado para tentar sair da ressaca, o café pode irritar mais o estômago e intensificar dores de cabeça

Frasco de vitaminas

Médicos afirmam que complexos vitamínicos não são prejudiciais mas também não têm muito efeito sobre a ressaca

Epocler

Não há comprovação de benefícios do Epocler contra ressaca. A própria marca não o indica para esse fim



Fonte: Folha de S. Paulo | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!