São Paulo, 18 de abril de 2024
Home / Notícias / A profissão de enfermeiro evolui conforme mudam os hábitos da sociedade

Notícias

A profissão de enfermeiro evolui conforme mudam os hábitos da sociedade

05/02/2018

A profissão de enfermagem está sempre respondendo a mudanças dinâmicas e desafios contínuos. Nos dias de hoje, os enfermeiros precisam ter uma base ampla de conhecimentos para trabalhar no cuidado. E o mais importante: saber como aplicar as melhores evidências na prática a fim de garantir os resultados positivos para seus pacientes.

 

O papel do profissional de enfermagem inclui assumir a liderança na preservação das práticas e demonstrar a sua contribuição aos cuidados de saúde do seu país. Os enfermeiros do futuro, portanto, deverão ser pensadores críticos, defensores do paciente, tomadores de decisões clínicas e educadores do paciente dentro de um amplo espectro de serviços de prestação de cuidados.

 

A nova edição do livro “Fundamentos de Enfermagem”, de Patricia A Potter, lançamento da Elsevier, se propõe a colaborar com os futuros profissionais da área.  A obra foi revisada e atualizada com o intuito de preparar os estudantes de hoje para os desafios de amanhã e é destinada aos estudantes iniciantes em todos os tipos de programas de formação. A cobertura abrangente dos tópicos proporciona conceitos de enfermagem fundamental, procedimentos e técnicas da prática de enfermagem, bem como uma estrutura sólida para áreas de estudo mais avançadas.

 

A edição brasileira foi adaptada à realidade da profissão no Brasil. A obra oferece ao estudante os conceitos fundamentais que favorecem a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes, tão importantes para a formação de um profissional generalista nos termos definidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem.

 

Também na realização da edição nacional teve-se a cautela de observar quais as implicações para a prática e como as evidências clínicas se articulavam com a legislação do exercício profissional, o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e as regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Ministério da Saúde.

 

O livro fornece os conceitos essenciais de enfermagem e habilidades em um formato visualmente atraente e fácil de usar. A autora incorporou à nova edição diversos recursos para ajudar no estudo e aprendizado. Entre os recursos especiais de aprendizagem, há uma série de elementos facilitadores. Veja alguns abaixo:


  • Objetivos de aprendizagem: no início de cada capítulo ajudam no foco nas informações mais importantes que virão em seguida
  • Os quadros Práticas Baseadas em Evidência resumem os resultados de pesquisas e indicam como podem ser aplicadas à prática da enfermagem
  • Aspectos Culturais do Cuidado preparam o profissional para o cuidado de pacientes de populações diversas
  • Foco no Idoso auxilia no aprendizado em como lidar com as necessidades especiais dessa faixa etária
  • Decisões Clínicas são alertas para informações importantes relacionadas com o procedimento para garantir cuidados seguros e eficazes ao paciente

Fotos ampliadas e ilustrações de qualidade

A tradução de Fundamentos de Enfermagem conta com a revisão técnica de Ivone Evangelista Cabral, professora titular do Departamento de Enfermagem Materno-infantil da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ), pós-Doutora pela McGill University, doutora e mestre em Enfermagem pela UFRJ e pesquisadora do CNPq e de Marcia Tereza Luz Lisboa, revisora técnica da obra e professora associada do Departamento de Enfermagem Fundamental da EEAN/UFRJ, membro da Diretoria do Núcleo de Pesquisa Enfermagem e Saúde do Trabalhador e do Núcleo de Pesquisa de Fundamentos do Cuidado de Enfermagem da EEAN-UFRJ, mestre pela Boston University e doutora em Enfermagem pela EEAN-UFRJ.



Fonte: divulgação | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!