São Paulo, 25 de abril de 2024
Home / Notícias / IBES comemora 5 anos e lança o primeiro modelo europeu de Acreditação no Brasil

Notícias

IBES comemora 5 anos e lança o primeiro modelo europeu de Acreditação no Brasil

24/11/2017

Comemoração de 5 anos do IBES, Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde foi realizada recentemente em São Paulo

 

A festa, realizada na Kaza Fendi, reuniu clientes de todo o Brasil para festejar as conquistas da IAC - Instituição Acreditadora do Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA/ONA) que mais cresceu no último ano. Fundado em 2012, o IBES consolidou-se nos 3 últimos anos como a IAC escolhida, por mais da metade das organizações de saúde, para realizar o Diagnóstico Organizacional. O IBES foi responsável por 40% das novas certificações em 2016, meta esta que será ultrapassada até o final deste ano.

 

O evento foi escolhido para o lançamento da metodologia europeia de acreditação ACSA no Brasil. Através da parceria entre IBES e ACSA, os hospitais e outros tipos de estabelecimentos de saúde de todo o país poderão contar, a partir de hoje, com um modelo de acreditação internacional que efetivamente tem o Paciente como Centro do Cuidado.

 

A Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA) é uma organização europeia que possui uma Metodologia de Certificação dedicada à melhoria da qualidade e segurança dos serviços de saúde e sociais. Criada em 2002, a ACSA certificou cerca de 1.000 centros e unidades, mais de 15 mil profissionais e mais de 45 mil treinamentos continuados.

 

É uma das únicas metodologias de Acreditação que possui os 3 selos de Acreditação da ISQua (International Society for Quality in Healthcare): Acreditação da Organização, dos Manuais e do Modelo de Treinamento dos Avaliadores. Além disso, a ACSA optou pelo reconhecimento externo através da acreditação pela ENAC (Entidade Nacional de Credenciamento, da Espanha) dos programas de certificação de centros e unidades, e o reconhecimento EFQM (+400) pelo Clube de Excelência em Gestão.

 

Escolhido pelo IBES como melhor modelo adaptável ao Brasil, após avaliação de dezenas de outros modelos internacionais ao longo de 5 anos, a ACSA possui um modelo único de Acreditação. A ACSA realiza a Acreditação tanto de Estabelecimentos quanto de Unidades de Gestão Clínica: os setores/processos assistenciais de dentro de uma organização (exemplo: serviço de Anestesiologia, Ala de Internação, Ambulatórios de Especialidades, Unidade de Terapia Intensiva, etc). Ou seja, mesmo as ilhas de excelência de uma organização podem ter a sua distinção comprovada através deste modelo de certificação. Participou da festa o Diretor da ACSA, Antonio Torres. Em seu discurso Antonio salientou a importância da parceria firmada com o IBES.

 

“Procuramos muitos anos um modelo que além de diferenciado fosse reconhecido e de credibilidade, respeitando as características e realidade das instituições brasileiras, sem perder o rigor técnico.”, ressaltou a Diretora de Planejamento e Controle do IBES, Vivian Giudice.

 

Metodologia de Acreditação ACSA

 

A Metodologia de Acreditação da ACSA é reconhecida pelo seu rigor metodológico, independência técnica, imparcialidade e confidencialidade de informações.

 

A certificação de um centro (estabelecimento de saúde) ou unidade de gestão clínica é o resultado de um processo que inclui uma autoavaliação e uma avaliação externa, na qual avaliadores qualificados garantem que os serviços prestados pela entidade estejam em conformidade com os padrões estabelecidos no manual de referência. A ACSA certifica os seguintes tipos de organizações de saúde:


• Hospitais

• Unidades de Gestão Clínica (exemplo: unidades assistenciais dentro de hospitais: UTI, Anestesiologia, Ambulatório de especialidades, etc))

• Centro de Atenção em Pediatria

• Unidades de Internação / Hospital-Dia

• Diagnóstico por Imagem

• Serviços de Urgência e Emergência

• Laboratórios Clínicos e de Anatomia Patologica

• Serviços de Farmácia

• Estabelecimentos de Ortopedia

• Centros de Transfusão Sanguínea

• Centros de Saúde Bucodental

• Serviços residenciais (exemplo: para idosos, dependentes químios, cuidados paliativos, etc).


Para mais informações entre em contato pelo telefone (11) 3675-5180 ou pelo e-mail comercial@ibes.med.br 



Fonte: divulgação | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!