São Paulo, 24 de novembro de 2017
Home / Notícias / Diabetes pode causar cegueira

Notícias

Diabetes pode causar cegueira

10/11/2017

Retinopatia diabética
  • Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro, visa conscientizar sobre os perigos do problema
  • Retinopatia diabética, caracterizada pela baixa visão, está entre as principais complicações da doença

 

Celebrado em 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes foi criado com o intuito de disseminar informações, alertar sobre os perigos e a importância do controle da doença. Entre 7% e 8% da população brasileira acima de 18 anos tem diabetes, percentual que sobe para 18,6% em pessoas com mais de 65 anos, conforme dados do Ministério da Saúde. O que muitos se esquecem é que os danos decorrentes do problema afetam, inclusive, a saúde ocular. Afinal, cerca de 40% dos diabéticos sofrem de alterações oftalmológicas.

 

A retinopatia diabética é um exemplo. A doença, silenciosa no estágio inicial, é uma das três principais causas de cegueira no mundo. O problema é caracterizado pela manifestação do diabetes nos olhos e tem como principal sintoma a baixa visão. Isso acontece devido ao nível de açúcar no sangue da pessoa com diabetes ser mais alto que o normal, o que acaba acometendo os vasos sanguíneos. Nos olhos, causam micro-hemorragias e micro-obstruções, resultando na perda progressiva da capacidade de enxergar.

 

"O controle glicêmico é imprescindível para retardar o aparecimento do problema ou diminuir sua gravidade. A prevenção também é fundamental. Exames de retina, como mapeamento, devem ser realizados periodicamente por pacientes diabéticos e visam detectar precocemente a doença. Caso identificada a retinopatia diabética, o tratamento deve começar imediatamente, por meio de fotocoagulação a laser, visando cauterizar os vasos”, explica o Dr. Renato Magalhães Passos, especialista em retina do H.Olhos Paulista.

 

O paciente com diabetes também pode ser acometido precocemente pela catarata.  A doença se caracteriza pela opacificação do cristalino (lente natural do olho), resultando na diminuição progressiva da visão em decorrência de uma série de alterações metabólicas provocadas pelo diabetes no organismo, como a hiperglicemia.

 

Ação Educativa conscientiza sobre como o Diabetes afeta os olhos

 

Em apoio ao Dia Mundial do Diabetes, o H.Olhos Paulista realizará uma palestra aberta ao público para alertar sobre os danos que a doença traz à saúde ocular.

 

No evento, os participantes terão a oportunidade de tirar dúvidas com um especialista e realizar gratuitamente o exame de fundo de olho, que consiste em examinar as artérias, veias e nervos da retina e identificar quaisquer tipos de alterações que possam indicar retinopatia diabética. Confira.

 

Data: 11/11 – Sábado

Horário: 9h às 12h30
Local: Anfiteatro H.Olhos Paulista
Endereço: Rua Abílio Soares, 218 – Paraíso – São Paulo (SP)
Inscrições até 10/11: secretaria@institutoverter.com.br
Informações: (11) 3050-3342
Vagas limitadas



Fonte: divulgação | Portal da Enfermagem

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!