São Paulo, 29 de março de 2024
Home / Notícias / Infarto em homens: gordura visceral pode ser o grande vilão

Notícias

Infarto em homens: gordura visceral pode ser o grande vilão

15/10/2017

Atualmente, mais de 70% dos brasileiros adultos possuem gordura visceral acima do limite estabelecido pelos médicos – 88cm para as mulheres e 102cm para os homens, sendo que a maior parcela é representada pelo sexo masculino. Segundo uma pesquisa realizada pelo do Ministério da Saúde, os homens correspondem a mais de 50% desse total, o que tem preocupado cada vez mais as entidades de saúde.


A obesidade masculina pode estar ligada a várias razões, entre sociais e comportamentais, até metabólicas e genéticas. Porém, as principais causas que levam a esta condição são o sedentarismo e dietas ricas em açúcar e gorduras. E é exatamente esse estilo de vida que favorece o acúmulo de gordura visceral. Pesadelo de muitas pessoas, a gordura visceral, ou intra-abdominal,  é um tipo de gordura que está localizada na região interna do abdômen, entre as alças intestinais, próximo aos órgãos vitais, como: fígado, intestino, pâncreas, rim, coração e vasos.

 
Existem dois tipos de gordura abdominal: a visceral e a subcutânea, situada em frente dos músculos abdominais. Ambas são consideradas perigosas pelos médicos, porém, a visceral apresenta mais riscos, pois contribui com o aumento dos níveis de colesterol ruim (LDL) e de triglicerídeos, reduzindo assim o bom colesterol (HDL), além de elevar a resistência à insulina. Por essa razão, pessoas que apresentam essa gordura estão mais propensas a desenvolver a diabetes, por exemplo.

 
No entanto, estudos apontam que o acumulo de gordura visceral, mais do que a diabetes, pode acarretar outras patologias sérias como: hipertensão, doenças cardiovasculares e metabólicas, alguns especialistas inclusive a associam com demência e algumas doenças ósseas. Sem contar que prejudica a formação de hormônios, vitaminas e substâncias que atuam no metabolismo das gorduras.


Para saber se a gordura abdominal pode comprometer a sua saúde, os médicos indicam utilizar uma fita métrica para medir circunferência da cintura. Para as mulheres, o aconselhado é que não exceda 88 cm, e para os homens o ideal é 102 cm. Caso a medida ultrapasse as citadas à cima, existe o risco de desenvolver os efeitos prejudiciais que a gordura visceral oferece. Para uma análise mais completa, a pessoa deve consultar um médico para realizar alguns exames que medem o tecido adiposo visceral. Geralmente, os exames são realizados através de métodos de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética.

 
Além dos males mencionados, como o risco de doenças cardíacas e a diabetes, a gordura visceral apresenta outros malefícios à saúde de quem não pratica exercícios físicos ou busca uma redução por meio da alimentação.

 
Veja abaixo os riscos mais comuns que a Gordura Intra-abdominal oferece:

 
1 – Por estar dentro do abdômen e envolver as vísceras do aparelho digestivo, a gordura visceral não pode ser retirada por meio de lipoaspiração; 
2 – O aumento do nível dos ácidos graxos provoca uma disfunção do endotélio (um tipo de capa de revestimento das artérias), produzindo substâncias associadas à dilatação e à construção dos vasos; 
3 – Com a disfunção, a pressão arterial aumenta e os vasos sofrem alterações que favorecem sua obstrução; 
4 – A soma dessas reações do organismo causa a síndrome metabólica, um conjunto de alterações que traz riscos ao coração.

 
Principais consequências:  Pressão alta; Câncer nos órgãos afetados pelo excesso de gordura; Acidente vascular cerebral (derrame); Infarto e outros problemas cardíacos; Colesterol alto; Diabetes; Problemas respiratórios; Artrite; Ronco; Riscos com anestésicos em operações.

 
Coração em Perigo! 

Conforme estudos realizados por diversos especialistas, entre endocrinologistas, cardiologistas e também nutricionistas, o acúmulo de gordura visceral colabora com o surgimento de doenças cardiovasculares, isso porque quanto maior o peso, maior é o esforço que o coração precisa fazer para bombear sangue e deixar tudo funcionando perfeitamente. O que sobrecarrega o órgão, já que o esforço “extra” fará com que bata mais rápido do que o normal.

 
O problema começa quando o organismo se cansa de corrigir o sedentarismo e o erro alimentar, e vai gradativamente devolvendo o colesterol e os triglicerídeos para a circulação, por não conseguir mais armazenar no fígado e tecido adiposo.

 
Toda essa gordura em excesso no sangue pode criar placas e entupir as artérias, provocando assim um infarto ou AVC. Esse estado inflamatório também pode facilitar a oxidação do colesterol bom (HDL) e transformá-lo em colesterol ruim (LDL), favorecendo doenças como hipertensão, insuficiência cardíaca, etc.
 

Os principais sintomas


O infarto é uma disfunção que pode surgir em qualquer idade, mas acontece com mais frequência em pessoas que apresentam excesso de peso (gordura visceral), pressão alta, diabetes ou colesterol alto, e os sintomas que apontam esse problema incluem: 

  • Dor no lado esquerdo do peito, em forma de aperto, pontada ou peso, que pode irradiar para o pescoço, axila, costas, braço esquerdo ou até mesmo, braço direito;
  • Dor de estômago, sem relação com alimentos;
  • Dormência ou formigamento no braço esquerdo;
  • Mal estar; Dor nas costas; Palidez e suor frio;
  • Enjoos e tonturas; Dificuldade para respirar ou respiração rápida;
  • Tosse seca; Dificuldade para dormir.

 A importância da retirada da gordura visceral


Eliminar a gordura visceral não é apenas uma questão de estética, mas também – e principalmente – de saúde, pois já foi comprovado que esse tipo de gordura afeta vários órgãos e favorece inúmeras doenças. Por essa razão, retirá-la é de extrema importância para que não haja complicações no futuro.

 
Uma forma de acabar com a gordura visceral é fazer uma dieta hipocalórica, sem açúcares, e praticar uma atividade física, como uma caminhada de 30 minutos, por exemplo. O indicado é seguir essa linha durante 3 meses, para começar a perceber a redução da barriga. Adicionar a alimentos termogênicos a dieta, como canela, café, gengibre ou chá verde. Eles aceleram o metabolismo e facilitam a queima de gordura.

 
Além da dieta, há outro método que pode ajudar na perda desse tipo de gordura: o procedimento de emagrecimento orgânico. Oferecido pela clínica Evolution Health, especialista em eliminação de gordura visceral, essa técnica inovadora é associada ao equipamento de ultracavitação e o equipamento compex de eletroestimulação, exclusivos da clinica. 
 

Esse procedimento consiste, primeiramente, em uma terapia de ultracavitação na região frontal do abdômen. Com duração de 15 minutos, a aplicação do equipamento rompe células de gordura sem causar danos aos órgãos internos ou a parede abdominal, o que a torna muito segura.  A segunda parte é a eletroestimulação feita com o equipamento compex. 


Totalmente indolor e invasiva, a terapia é feita através de impulsos eletromagnéticos que quebram a unidade de gordura na região e a conduzem para as vias de eliminação, por meio do metabolismo muscular. A eletroestimulação simula 10.000 abdominais e fortalece a musculatura em pontos específicos, resultando num abdômen fortalecido e desenhado.


Todo o procedimento de emagrecimento orgânico da Evoltuion Health é realizado sem o uso de medicamentos e não é agressivo ao paciente. Em 12 sessões de 30 minutos cada, que podem ser feitas em um mês ou seis semanas, é possível eliminar até 5cm de cintura ( o que varia de acordo com n fatores) e o paicente passa por consulta médica, nutricional e com preparador fisico.


Fonte: divulgação | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!