São Paulo, 29 de março de 2024
Home / Notícias / Doença de menina causa comoção e mudou a forma de país criar porcos

Notícias

Doença de menina causa comoção e mudou a forma de país criar porcos

12/09/2017

Fazendeiros ao redor do mundo estão dando antibióticos para animais em grande escala para mantê-los saudáveis e reduzir o preço de carnes, mas isso ajudou a criar uma grave crise de saúde pública.

 

Uso excessivo desses medicamentos na criação de animais como porcos e galinhas permite que bactérias desenvolvam resistência. Há três anos, por exemplo, foi descoberto que bactérias em porcos na China já resistiam ao potente antibiótico colistina. Mas um país decidiu mudar drasticamente e ir contra essa tendência –tudo por causa de uma menina chamada Eveline.

 

Em 2003, a filha do fazendeiro holandês Eric van den Heuval, então com um ano de idade, foi levada ao hospital às pressas para uma cirurgia cardíaca. Ela havia nascido com um problema congênito. Se não fosse operada, poderia morrer. "Fomos ao hospital, mas o médico disse: 'O teste dela foi positivo para [a bactéria] MRSA [também conhecida pela sigla SARM, para Staphylococcus aureus resistente à meticilina]. Ela não pode ser operada'", diz Eric.

 

Para surpresa de Eric, Eveline havia contraído uma superbactéria dos porcos de sua fazenda –uma variante que pode ser transmitida no contato com animais contaminados e foi encontrada também em criadores de porcos na Dinamarca e na Alemanha. "Aquele momento mudou totalmente a vida da minha família", afirma Eric. Por causa de Eveline, Eric decidiu mudar a forma como cuidava da fazenda. A história de sua filha levou outros fazendeiros a mudar suas práticas também.

 

"Quando você ouve sobre Eric e sua filha e como isso tudo está nos matando, você é compelido a fazer algo a respeito", diz o fazendeiro Gebert Oosterlaken, que também cria porcos. Ele e Eric formaram um grupo para reunir outros fazendeiros e veterinários para debater o problema e buscar soluções.

 

Eles passaram a cuidar dos porcos sem antibióticos, usando bactérias probióticas para combater micro-organismos prejudiciais à saúde dos animais e mantendo-os separados em zonas higienizadas para impedir a proliferação de doenças. "Hoje, você percebe pela aparência deles, seu brilho, seus olhos, que eles estão mais saudáveis. Assim, eles morrem menos, minha produtividade aumenta e é mais fácil criá-los", diz Gebert.

 

O governo holandês agora divulga as técnicas desenvolvidas por Eric, Gebert e seus colegas, e diz que o uso de antibióticos em animais caiu 65%. "É claro que sentimos orgulho do que atingimos dentro de nosso pequeno grupo, mas, na realidade, conseguimos criar um movimento que mudou a criação de animais na Holanda", afirma Gebert.

 

O especialista em antibióticos Jaap Wagenaar diz que Gebert e Eric foram muito importantes nessa mudança por terem sido os primeiros a adotar formas de reduzir o uso desses medicamentos nas suas fazendas. "Eles atuam como embaixadores. Mostram aos seus colegas quais opções eles têm." E como está a filha e Eric hoje? "Hoje, ela tem 16 anos", diz Eric ao lado de Eveline em sua fazenda. "É muito saudável –e está livre da superbactéria."

 



Fonte: Folha de S. Paulo | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!