São Paulo, 23 de abril de 2024
Home / Notícias / Drogas para deter o envelhecimento e os dividendos da longevidade

Notícias

Drogas para deter o envelhecimento e os dividendos da longevidade

06/07/2017

Foto: A geriatra e epidemiologista Linda Fried fará a palestra de abertura do IAGG 2017


Crédito: Mailman School/Columbia University 

 

O futuro é grisalho. Em 2030, haverá mais gente acima dos 60 do que crianças com menos de dez anos. Por isso, o IAGG 2017, congresso mundial de geriatria e gerontologia que acontece entre os dias 23 e 27 deste mês, deve ser o maior já realizado.

 

O evento, que está em sua 21ª. edição, será em São Francisco, Califórnia, com o tema “Envelhecimento global e saúde: construindo pontes entre ciência, política e prática”. Seu objetivo é mostrar a urgência da união de todos os setores da sociedade para fazer frente ao tsunami prateado que vem por aí. São esperados cerca de 6 mil participantes, de mais de 70 países, todos com a mesma preocupação: como garantir que o bônus da longevidade se traduza em qualidade de vida para a população?

 

A geriatra e epidemiologista Linda Fried, reitora da Mailman School, faculdade de saúde pública da Universidade de Columbia, fará a palestra da cerimônia de abertura dando algumas pistas. Em eventos recentes, ela tem dito que está na hora de o mundo aproveitar os dividendos demográficos do envelhecimento e se valer da experiência dos seus cidadãos.

 

“Temos que utilizar melhor esse capital intelectual e social. Não podemos desperdiçar esse conhecimento, que deveria ser protegido por uma instituição global. A população mais velha quer fazer diferença e pode ajudar a ensinar os mais jovens. Esses, por sua vez, precisarão de apoio para entender as transformações que a longevidade traz, como a importância do aprendizado contínuo e da manutenção da saúde ao longo do curso de vida”, disse em seminário da universidade.

 

Reconhecida internacionalmente por ter estudado e definido a fragilidade como um problema médico, Linda também é cofundadora da Experience Corps, uma iniciativa criada há 25 anos que já está presente em mais de 20 cidades americanas. Neste projeto, voluntários com 50 anos ou mais se tornam “tutores” de crianças do terceiro ano de escolas públicas, para ajudá-las a melhorar o desempenho escolar.

 

O resultado é surpreendente: os estudantes não só melhoram as notas como têm menos problemas de comportamento. Os mais velhos também se beneficiam com a atividade, apresentando melhores indicadores de saúde graças a essa interação intergeracional e prestação de serviços à comunidade.

 

Este blog já adiantou o conteúdo do chamado Tech Day do IAGG, que terá entre os palestrantes Joseph Coughlin, diretor e fundador do AgeLab, do Massachusetts Institute of Technology. A convergência entre longevidade e tecnologia interessa a empreendedores e é objeto de estudo deste que é um dos mais conceituados centros de pesquisa do planeta. No campo científico, drogas como rapamicina, senolíticos e NAD boosters (abreviação em inglês de nicotinamide adenine dinucleotide), utilizadas para deter o envelhecimento, serão vedetes do congresso.

 

Estimativas preliminares dão conta de que os avanços da ciência, para retardar ou interferir em doenças relacionadas à idade, mesmo que tiverem apenas 20% de sucesso, já serão capazes de economizar 7 trilhões de dólares – mais de 23 trilhões de reais – em serviços de saúde nos próximos 50 anos.

 

 

 




Fonte: Bem Estar | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!