São Paulo, 25 de abril de 2024
Home / Notícias / Inscrições Abertas para Cursos de Pós-Graduação na Área de Enfermagem

Notícias

Inscrições Abertas para Cursos de Pós-Graduação na Área de Enfermagem

05/07/2017

Enfermeiro em busca de uma especialização como forma de se manter atualizado com o mercado e dar novo impulso à carreira? A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo pode te ajudar!

 

Até o dia 17/7, estão abertas as inscrições para 5 diferentes cursos de Pós-graduação na área de Enfermagem. Todas as especializações contam com docentes que possuem ampla experiência e com o trabalho de experientes coordenadores que asseguram a atualização constante dos cursos. Conheça na relação a seguir todos os cursos que já estão recebendo inscrições no Portal FCMSCSP.

 

Enfermagem Clínica e Cirúrgica 

 

O objetivo do curso de Especialização em Enfermagem Clínica e Cirúrgica é capacitar enfermeiros a prestarem assistência sistematizada integral a pacientes adultos e idosos – com afecções agudas e crônicas – hospitalizados em unidades de internação clínica e cirúrgica.

 

O programa do curso está estruturado para contemplar diversas situações presentes no cotidiano do enfermeiro, com a realização de estágios nas unidades de internação Clínica e Cirúrgica do Hospital Central da Santa Casa de São Paulo. 

 

Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização

 

O curso de Pós-Graduação em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização tem como objetivo capacitar enfermeiros para atuação especializada na área de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e CME, mediante a aquisição de conhecimentos técnico-científicos específicos. 

 

Enfermagem em Gerontologia e Geriatria

 

Ao concluir o curso de Pós-Graduação em Enfermagem em Gerontologia e Geriatria, o aluno deverá ter condições para prestar assistência de enfermagem de qualidade, fundamentada em conhecimentos científicos ao idoso em seu processo de envelhecimento biopsicoemocional promovendo qualidade de vida, prestar assistência de enfermagem humanizada ao idoso no processo de saúde e doença nos diferentes níveis de atenção (desde a atenção básica à alta complexidade) e desenvolver o pensamento crítico e a tomada de decisão.

 

Enfermagem em Saúde Coletiva

 

O curso de Pós-graduação em Enfermagem em Saúde Coletiva tem como objetivo permitir o desenvolvimento de competências técnicas, políticas e administrativas de enfermeiras (os) para o trabalho na Atenção Primária à Saúde, no Sistema Único de Saúde, contribuindo para o desenvolvimento das práticas de enfermagem em Saúde Coletiva e da saúde como um direito humano no país. 

 

Enfermagem em Urgência e Emergência com Ênfase em Atendimento Pré-Hospitalar

 

O curso de Pós-Graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência com Ênfase em Atendimento Pré-Hospitalar busca promover a especialização de enfermeiros que atuam ou desejam atuar em serviços de urgência e emergência (Pronto Socorro, APH, UPA) promovendo a qualidade da assistência de enfermagem prestada ao paciente critico.

 

Enfermagem na Assistência ao Adulto em Unidade de Terapia Intensiva 

 

O curso de Pós-Graduação em Enfermagem na Assistência ao Adulto em UTI da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo volta-se à formação do enfermeiro, nas áreas de assistência, gestão, ensino e pesquisa.

 

Como objetivos gerais do programa, o curso de especialização lato sensu permite ao aluno abordagens como planejar, implementar e avaliar a assistência de enfermagem ao paciente crítico, gerenciar o processo de trabalho em Unidade de Terapia Intensiva Adulto, desenvolver projetos de educação permanente voltados à equipe de trabalho, paciente e família em UTI e realizar estudos investigativos em unidade de atenção ao paciente crítico. 

 

Enfermagem Obstétrica

 

O curso de Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica tem por objetivo capacitar enfermeiros para o exercício das funções assistenciais, educativas, de pesquisa e gerenciamento das ações de enfermagem no período gestacional, parto e nascimento e no puerpério. 

 

Enfermagem Pediátrica e UTI Pediátrica

 

O curso de Especialização em Enfermagem Pediátrica e UTI Pediátrica tem por objetivo prestar assistência de enfermagem de qualidade, fundamentada em conhecimentos científicos e humanizados à criança e ao adolescente em seu processo de crescimento e desenvolvimento global, prestar assistência de enfermagem humanizada à criança e adolescente no processo de saúde e doença nos diferentes níveis de atenção desde a atenção básica à alta complexidade e desenvolver o pensamento crítico e a tomada de decisão no planejamento e prestação de assistência de enfermagem e de ações na promoção da saúde do binômio criança/família.

 

Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental

 

Esse programa de especialização lato sensu considera que a reestruturação da atenção psiquiátrica no Brasil requer a capacitação de recursos humanos em saúde mental e exige que a universidade e as instituições formadoras repensem a formação e a qualificação dos profissionais envolvidos na assistência.

 

O programa tem como objetivos principais capacitar enfermeiros para atuação na área de psiquiatria e saúde mental, aprofundando conhecimentos e desenvolvendo habilidades e atitudes pertinentes à especialidade, além de preparar profissionais qualificados para atuarem na assistência à saúde nos níveis preventivo, curativo e de reabilitação, com competências técnicas científicas e ético políticas.

 



Fonte: Blog FCMSCSP | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!