São Paulo, 23 de abril de 2024
Home / Notícias / Presidente do Conselho Internacional de Enfermagem debate rumos da profissão

Notícias

Presidente do Conselho Internacional de Enfermagem debate rumos da profissão

26/05/2017

A presidente do Conselho Internacional de Enfermagem, Judith Shamian, concedeu, na tarde desta quinta-feira (25), em Barcelona, na Espanha, uma entrevista exclusiva ao jornalista Neyson Freire, do Conselho Federal de Enfermagem.

 

A presidente falou sobre o retorno do Cofen ao ICN, Enfermagem de Práticas Avançadas, as tendências da profissão em nível global e finalizou com uma mensagem aos profissionais de enfermagem do Brasil.

 

Confira trechos da entrevista:

 

O Conselho Internacional de Enfermagem (ICN) articula a ação coletiva global das entidades nacionais. De que forma o retorno do Cofen ao ICN pode beneficiar a Enfermagem brasileira e impactar a Saúde Coletiva em nosso país?

 

Há benefícios globais, regionais e locais. De uma perspectiva global, o ICN dialoga com todas as organizações, como aconteceu nesta semana na OMS, em Genebra, quando intervimos em diversos tópicos, como representantes de todas as profissionais de Enfermagem do mundo, inclusive do Brasil. Em nível regional, há desafios específicos, e o ICN pode trazer o conhecimento, a experiência e a expertise para trabalhar em questões regionais.

 

A Enfermagem de Práticas Avançadas, defendida pela OPAS/OMS, tem estado em pauta no Brasil e na região. Como o ICN avalia os rumos tomados pela profissão na América Latina e, em especial, no Brasil?

 

Em algumas regiões do mundo, as Práticas Avançadas de Enfermagem já está muito consolidada. Há  programas de educação, regulamentação e financiamento governamental ou de outras instâncias. Na América Latina, está apenas começando, ainda lentamente. No Brasil, por exemplo, a maioria dos profissionais de Enfermagem completa o curso técnico de dois anos.

 

Quais as principais tendências da profissão, em nível global?

 

Especialização é uma tendência global, assim como as Práticas Avançadas. Há muitas discussões também sobre o maior envolvimento dos profissionais de Enfermagem nas políticas.

 

A tendência é que os profissionais de Enfermagem tenham educação universitária, e com preparação para atuação em comunidades. Um dos desafios é que há uma necessidade crescente de enfermeiros graduados. É um desafio para muitos países formar os recursos humanos necessários.

 

Quais a sua mensagem para os profissionais de Enfermagem do Brasil?

 

Bem-vindos de volta ao ICN. O profissionais de Enfermagem do Brasil são fundamentais para o Brasil e no mundo.



Fonte: Cofen | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!