São Paulo, 20 de abril de 2024
Home / Notícias / Software de reconhecimento facial identifica doença genética rara

Notícias

Software de reconhecimento facial identifica doença genética rara

27/03/2017

Um programa de computador construído pelo Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano dos EUA, (NHGRI, na sigla em inglês) consegue detectar só pela face a rara síndrome genética de DiGeorge.

 

Ela é conhecida por provocar fissura labiopalatina (lábio leporino), alteração da morfologia da face, defeitos no coração e também problemas de aprendizagem.

 

O problema (causado por uma deleção genética no cromossomo 22) é que a síndrome aparece de maneiras distintas nas diferentes etnias como a asiática, as africanas e nos povos da América Latina.

 

A síndrome DiGeorge é rara e afeta de 1 em cada 3.000 a 1 em cada 6.000 crianças. Segundo o médico Paul Kruszka, do NHGRI, uma das maiores dificuldades é que os especialistas não conseguem reconhecer a doença com facilidade e o diagnóstico demora para ser confirmado.

 

Os pesquisadores coletaram as informações de mais de cem participantes com a doença de 11 países –e aparência variava bastante entre eles– para compor um atlas de más-formações humanas.

 

Além disso, usando o software que usa tecnologia de reconhecimento facial, os cientistas compararam os rostos de de 156 caucasianos, africanos, asiáticos e latino-americanos com os de pessoas sem a doença. A partir de 126 medidas diferentes da face, a taxa de diagnósticos correta chegou a 96,6%.

 

A ideia é os que os países que não dispõem de recursos para a realização de exames genéticos possam usar esse atlas e o software para identificar rapidamente crianças afetadas.

 

A tecnologia não é muito diferente daquela já utilizada em diversos aeroportos do mundo e também pelo Google e pelo Facebook para a identificação de pessoas.

 

A esperança é que, em um futuro próximo, baste um profissional de saúde tirar a foto do paciente para que identifique a provável síndrome genética que o acomete, seja DiGeorge, Down, Noonan e Williams, por exemplo.



Fonte: Folha de S. Paulo | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!