São Paulo, 19 de abril de 2024
Home / Notícias / Páginas do Facebook usam fotos de crianças doentes por cliques e dinheiro

Notícias

Páginas do Facebook usam fotos de crianças doentes por cliques e dinheiro

24/02/2017

O Facebook deletou duas contas que usavam fotografias de uma criança doente sem autorização da família. As contas na rede social afirmavam que o menino tinha câncer.

 

As imagens eram publicadas para atrair usuários e roubar dados deles ou para o envio de publicidade e ofertas.

 

Nas fotos, o menino aparece doente, com manchas pelo corpo. A postagem falsa afirmava que se os usuários curtissem ou comentassem na foto, o Facebook doaria dinheiro para que a criança passasse por uma cirurgia. Mais de um milhão de pessoas compartilharam a publicação e centenas de milhares reagiram –curtindo ou comentando.

 

A mãe do menino, Sara Allen, então viu as imagens na internet. Ela acredita que as fotos foram retiradas de notícias que saíram na mídia online quando Jasper teve um caso grave de catapora, em agosto do ano passado.


  Reprodução Facebook  
A publicação falsa foi compartilhada mais de um milhão de vezes

A publicação falsa foi compartilhada mais de um milhão de vezes


A enfermidade dele chamou a atenção da imprensa na época e ele virou personagem de várias reportagens veiculadas na internet, justamente por conta da gravidade do problema.

 

Sua mãe chegou a fazer uma campanha pressionando o governo do Reino Unido pela gratuidade da vacina contra a doença. "Nos alertaram de que isso poderia acontecer porque a busca por catapora no Google sempre resgata as imagens dele. Então estávamos conscientes de que isso poderia ocorrer, mas não dessa forma, dizendo que ele tem câncer", afirma Allen à BBC.

 

RECLAMAÇÃO

 

Allen afirmou que alguns amigos viram as fotos e entraram em contato com ela perguntando se Jasper estava com câncer. Ela disse ainda que enviou diversas mensagens ao Facebook com reclamações sobre infração ao direito autoral da imagem. Em 10 de fevereiro, a rede social respondeu afirmando que havia cancelado as contas porque elas infringiam suas regras.

 

Segundo mãe, porém, as contas voltaram a ficar ativas 24 horas depois sem nenhuma explicação. O Facebook só deu instruções para que a equipe responsável revisasse o caso quando veículos de comunicação –inclusive a BBC– passaram a cobrir o ocorrido.


  Reprodução Facebook  
Facebook disse à mãe do menino que as contas haviam sido deletadas

Facebook disse à mãe do menino que as contas haviam sido deletadas


A princípio, a empresa apenas eliminou as publicações fraudulentas sobre Jasper, mas depois cancelou completamente as contas associadas a essas publicações.

 

PRÁTICA RECORRENTE

 

Além disso, foi identificado que as mesmas contas estavam difundindo informações com textos idênticos, mas usando imagens de outras crianças.

 

Algumas publicações diziam que as crianças tinham câncer. Outras as mostravam em hospitais e afirmavam que os usuários que vissem as fotos teriam má sorte caso não curtissem ou compartilhassem as postagens.

 

O especialista em cibersegurança Graham Cluley afirma que esses parecem ser casos de "like farming" –ou "fazenda de cliques"–, uma fraude virtual na qual os criminosos fazem com que os usuários interajam com publicações no Facebook para que posteriormente possam enviar mensagens com publicidade e ofertas a esses perfis ou mesmo para vender os dados do usuário e de seus contatos.

 

"Há muitas fraudes que usam essas imagens emocionais somente para ganhar dinheiro", diz Cluley. "Em alguns casos, depois da publicação eles entram em contato dizendo que você ganhou um prêmio e tentam te convencer a dar seu número de telefone ou a se inscrever em um determinado tipo de serviço ou dar seus dados pessoais", afirma.

 

Segundo ele, o problema é que "a maioria das pessoas acredita em tudo que vê na internet. Deveriam ser mais cuidadosas sobre o que curtem e compartilham nas redes".



Fonte: Folha de S. Paulo | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!