São Paulo, 25 de abril de 2024
Home / Notícias / Expectativa de vida de mulheres nascidas em 2030 deve passar dos 90

Notícias

Expectativa de vida de mulheres nascidas em 2030 deve passar dos 90

22/02/2017

Apesar do impacto negativo das doenças cardiovasculares e do câncer, o cenário do envelhecimento está melhorando –ao menos em países mais desenvolvidos.

 

Um novo estudo publicado na noite desta terça (21) na revista científica "Lancet" se valeu de projeções estatísticas para concluir que existe uma grande chance de, em 2030, muitas pessoas –especialmente mulheres– passarem dos 90 anos de idade.

 

Essa média altíssima deverá ser observada especialmente na Coreia do Sul, que experimenta um pronunciado desenvolvimento social. No país, haverá uma chance de 90% de a expectativa média de vida das mulheres ser de ao menos 86,7 anos. A chance correspondente para superarem os 90 é de 57%.

 

Os homens, sejam sul-coreanos ou não, têm menos sorte: dados de 2010 mostram que a média de anos vividos é sempre menor que a das mulheres, variando entre 3,9 (Nova Zelândia) e 8,5 (Polônia) anos de desvantagem.

 

Mas o futuro promete ser mais generoso com o sexo masculino: com exceção do México, a diferença entre a expectativa homens e mulheres nos outros 34 países analisados deve diminuir nas próximas décadas.

 

Os maiores desafios dos países, escrevem os autores, em sua maioria baseados no Imperial College em Londres, será adaptar os sistemas de saúde e adequar a previdência social.



Fonte: Folha de S. Paulo | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!