São Paulo, 19 de abril de 2024
Home / Notícias / Presidente da Viva e Deixe Viver apresenta seu livro sobre humanização em saúde

Notícias

Presidente da Viva e Deixe Viver apresenta seu livro sobre humanização em saúde

07/12/2016

Livraria da Vila do shopping Pátio Higienópolis será palco do lançamento, que acontece dia 12 de dezembro

 

Valdir Cimino, presidente e fundador da Associação Viva e Deixe Viver, anuncia o lançamento da obra literária Humanização em saúde: humanizar para comunicar ou comunicar para humanizar? O evento acontece na segunda semana de dezembro (12/12) na livraria da Vila do shopping Pátio Higienópolis, localizado em São Paulo.

 

Sob os cuidados da editora Contracorrente, o livro tem como objetivo alertar os futuros e atuais profissionais da área de saúde do Brasil a respeito da importância de se construir uma comunicação humanizada entre a própria equipe e os pacientes.

 

Na visão de Cimino, o diálogo no setor da saúde apresenta um paradoxo. Apesar do contato humano ser prioridade nessa área, a proximidade dos indivíduos não é eficiente. “Na realidade notamos um distanciamento do corpo clínico e seus assistidos”, ressalta o presidente, que aponta ainda a questão da hierarquização dos profissionais, como um fator prejudicial ao  êxito dos tratamentos.

 

Em seu livro, Cimino propõe que haja a troca de ideias entre os especialistas. O diálogo aberto visa ampliar a gama de soluções para os problemas dos pacientes. “Acredito que humanizar é viver os valores essenciais para uma vida. Infelizmente, esta atitude ainda não é praticada em sua total plenitude pelos seres humanos, em geral. No âmbito da saúde, é imprescindível que os profissionais tenham compaixão, ofereçam um ombro amigo e procurem ser assertivos em suas resoluções, pois os pacientes costumam sofrer em uma fila interminável, na qual o descaso político em conjunto com leis falhas predominam”, pontua Cimino.

 

O constante contato com a área da saúde por meio dos quase 20 anos de atuação como presidente da Viva e também pelo trabalho em agências de comunicação nesta temática, Cimino acumulou uma bagagem extensa neste assunto. Ao longo de sua jornada se deparou com situações de corporações fragilizadas e pacientes que desconheciam totalmente os seus direitos como cidadãos. Estas experiências fizeram a obra ser idealizada e produzida.

 

“O livro é um sonho realizado. Um filho que ganha vida com a participação de muitas cabeças inteligentes que inseriram na minha mente o desejo de continuar a acreditar no ser humanos e suas inúmeras facetas”, revela.

 

Além do lançamento do livro, entre os seus próximos projetos está o curso de pós-graduação na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) em criatividade, inovação e gestão na comunicação humanizada na saúde. As aulas são voltadas para profissionais, gestores e acadêmicos interessados em alcançar cargos de liderança e ampliar conhecimentos de atualização e aperfeiçoamento profissional. As discussões são realizadas em formato de roda de conversa nas cidades de São Paulo e Ribeirão Preto. 

 

Para mais informações, acesse:


http://cursos.faap.br/descricao/criatividade-inovacao-e-gestao-na-comunicacao-humanizada-na-saude/558 


Serviços:


Evento: Lançamento do livro Humanização em saúde: humanizar para comunicar ou comunicar para humanizar?

Local: Livraria da Vila

Endereço: Rua Doutor Veiga Filho, 133 – Higienópolis, São Paulo. 

Horário: 18:30 às 22:00

Preço da obra: 83,00



Fonte: divulgação | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!