São Paulo, 28 de março de 2024
Home / Notícias / HIV é removido completamente de células humanas

Notícias

HIV é removido completamente de células humanas

29/09/2016

Pesquisadores da Universidade de Temple, nos EUA, utilizaram a ferramenta de edição genética CRISPR Cas9 para limpar todo o genoma do HIV-1 a partir de células imunológicas infectadas de um paciente. É um feito notável que pode ter profundas implicações para o tratamento da AIDS e outros retrovírus.

 

O CRISPR Cas9 é geralmente usado como uma ferramenta para eliminar doenças genéticas hereditárias, ou como uma forma de introduzir novos genes completamente. Mas, como esta nova pesquisa mostra, também é uma grande promessa como um meio para eliminar vírus que plantaram seus códigos genéticos nefastos dentro das células hospedeiras. Esta última conquista aparece na publicação científica Nature Scientific Reports.

 

Os retrovírus, ao contrário dos vírus normais, inserem cópias de seus genomas em células hospedeiras para se replicar. Medicamentos anti-retrovirais têm se mostrado eficazes no controle do HIV após a infecção, mas os pacientes que param de tomar essas drogas sofrem uma rápida recaída. Uma vez que o tratamento é interrompido, o HIV se reafirma, enfraquecendo o sistema imunológico, desencadeando assim o aparecimento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, a temida AIDS.

 

Remoção completa

 

Ao longo dos anos, os cientistas têm lutado para eliminar o HIV de células-T CD4 + infectadas, um tipo de glóbulo branco que combate a infecção. Muitos destes esforços têm sido infrutíferos. A recente introdução do CRISPR Cas9 tem inspirado uma nova abordagem.

 

O geneticista Kamel Khalili e colegas da Universidade de Temple extraíram células T infectadas de um paciente. A versão modificada do CRISPR Cas9 – que visa especificamente o DNA do HIV-1 – fez o resto. Em primeiro lugar, RNA guiado metodicamente fez o seu caminho em todo o genoma de células T em busca de sinais dos componentes virais. Uma vez que este RNA reconhecia um, uma enzima nuclease arrancava os fios ofensivos do DNA de células T. Em seguida, a máquina interna de reparo de DNA da célula remendava as pontas soltas.

 

A técnica não só removeu o DNA viral, mas o fez de forma permanente. Além do mais, uma vez que este sistema genético microscópico permaneceu dentro da célula, passou a mitigar novas infecções quando as partículas de HIV-1 tentaram se esgueirar de volta em células não infectadas.

 

Possível tratamento

 

O estudo foi realizado em células T em uma placa de Petri, mas a técnica reduziu com sucesso a carga viral em células extraídas do paciente. Isto sugere fortemente que ela poderia ser usada em um tratamento clínico. No entanto, pode levar anos para isso acontecer. Ainda assim, os pesquisadores descartam efeitos colaterais imprevistos da edição de genes e toxicidade potencial. Eles também demonstraram que as células com HIV-1 que foram erradicadas estavam crescendo e funcionando normalmente.

 

Estas descobertas “demonstram a eficiência de nosso sistema de edição de genes na eliminação de HIV a partir do DNA das células T e, através da introdução de mutações no genoma viral, na inativação de forma permanente de sua replicação”, disse Khalili em um comunicado. “Além disso, elas mostram que o sistema pode proteger as células de reinfecção e que a tecnologia é segura para as células, sem efeitos tóxicos”.

 

Esta técnica de recorte de DNA “estrangeiro” poderia ter implicações para pesquisas relacionadas, incluindo tratamentos para retrovírus que causam câncer e leucemia, e o conjunto de retrovírus que atualmente afeta animais de estimação e de fazenda.

 

Como observado pelo CEO e presidente da Excision BioTherapeutics, Thomas Malcolm, “esses resultados emocionantes também refletem nossa capacidade de selecionar alvos de genes virais para a erradicação segura de qualquer genoma viral na nossa gama atual de terapias de edição genética”. E Malcolm tem bons motivos para estar animado: a sua empresa detém direitos exclusivos para comercializar esta tecnologia.



Fonte: Hypescience | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!