São Paulo, 29 de março de 2024
Home / Notícias / “Assistência em Estomaterapia” ganha segunda edição revisada e ampliada

Notícias

“Assistência em Estomaterapia” ganha segunda edição revisada e ampliada

22/09/2015

Obra tem como coordenadoras as Professoras Doutoras Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos e Isabel Umbelina Ribeiro Cesaretti, fundadoras da Associação Brasileira de Estomaterapia – Sobest


As Professoras Doutoras Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos e Isabel Umbelina Ribeiro Cesaretti lançaram no dia 10/09, na Escola de Enfermagem da USP, a 2ª edição do livro “Assistência em Estomaterapia – Cuidando de Pessoas com Estomia”. Considerada uma das referências para os cuidados de estomias no País, a obra aborda a evolução de técnicas cirúrgicas, o desenvolvimento de equipamentos coletores de melhor qualidade, o bem-estar do paciente.

 

A Profª Vera Lúcia Gouveia Santos ressalta que o lançamento da nova edição acontece simultaneamente às comemorações dos 25 anos da Estomaterapia no Brasil. “Precisávamos fazer essa revisão e mantê-lo como uma obra de referência, até para que outros autores escrevam sobre o tema. Nós incluímos vários capítulos, que não constavam da primeira edição, que já tinha quase 14 anos”, afirma.

 

A área de cuidados em Estomia evoluiu nos últimos anos, mas, segundo a responsável pela implantação da especialidade no Brasil, ainda carece muito de evidências científicas. “Embora tenhamos muitas inovações, na parte de enfermagem ainda temos que evoluir e acompanhar essa evolução. Trabalhamos neste sentido”, acrescenta Vera Lúcia Gouveia Santos. 

O livro contou com a colaboração de 57 profissionais de Saúde de diversas disciplinas, que desenvolveram 32 capítulos, em um total de 624 páginas, com preço de capa de R$ 197,00. A obra também terá lançamento no Congresso Sul Baiano de Estomaterapia, em Ilhéus, neste mês, e no Congresso Brasileiro de Estomaterapia, em Gramado, no mês de Novembro.



Fonte: divulgação | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!