São Paulo, 16 de abril de 2024
Home / Notícias / Gripe Suína: 627 casos no Brasil e uma morte confirmada

Notícias

Gripe Suína: 627 casos no Brasil e uma morte confirmada

29/06/2009

O Ministério da Saúde confirmou no último domingo (28) a primeira morte causada pela gripe suína no país -como é chamada a gripe A (H1N1)-, ocorrida em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

 

Além disso, o número de casos confirmados no país subiu para 627 --destes, 308 apenas em São Paulo--, sendo que há pacientes infectados em quase todos os Estados brasileiros.

 

O nome do paciente não foi citado pelo ministro. Entretanto, o Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, informou que se trata do caminhoneiro Vanderlei Vial, 29, que esteve na Argentina a trabalho e retornou no dia 20 ao Brasil.

 

De acordo com o hospital, o caminhoneiro foi atendido na Fundação Hospitalar Santa Terezinha, de Erechim (RS). Ele ficou no local até o a última segunda-feira (22) quando foi transferido para Passo Fundo.

 

O Ministério da Saúde informou que o caminhoneiro esteve na Argentina por sete dias e começou a apresentar os sintomas de febre, tosse e dor muscular no último dia 15, ainda no país vizinho. Voltou ao Brasil no dia 19, quando foi internado. No dia seguinte, recebeu o diagnóstico da doença. Três dias depois, o paciente teve uma piora, apresentando insuficiência respiratória.

 

"Mesmo devidamente assistido, com todos os cuidados intensivos que o caso requeria, infelizmente, ele veio a falecer hoje pela manhã", disse o ministro. 'Lamentamos a morte e reafirmamos que estamos lançando mão de todos os esforços para evitar mais óbitos."

 

Apesar da morte, o ministro afirmou que a transmissão do vírus no país ainda é restrita. Segundo ele, cerca de 75% dos casos foram "importados", ou seja, as pessoas foram infectadas fora do país. Os outros casos são de pessoas que tiveram contato direto que esses doentes.

 

"No Brasil essa transmissão é limitada e não sustentada. Ou seja, todos os casos diagnosticados no país são de pessoas que vieram de fora ou que essa transmissão se deu através de um vínculo epidemiológico forte".

 

O ministro disse também que o índice mundial de letalidade dessa doença está próximo do verificado na gripe comum (0,4% dos casos). Até momento, foram registradas 320 mortes, entre mais de 70 mil casos confirmados. Essa letalidade chegou a 2% no começo da epidemia.

 

O governo informou que a morte registrada hoje não muda a estratégia das autoridades no combate à doença. "Vamos continuar seguindo a mesma linha traçada desde o início do plano de contingência, uma estratégia de contenção, tentando impedir que o vírus se dissemine no país."

 

O ministério monitora ainda o caso de uma mulher que "inspira cuidados', mas já apresenta melhora. Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul investiga se a morte de um engenheiro americano em Montenegro (RS) tem relação com a gripe suína.

 

Segundo nota emitida pela secretaria, um homem morreu na noite de sexta-feira (26) depois de entrar em coma. O engenheiro mecânico de 59 anos chegou a trabalho no Estado no dia 21 e foi internado no hospital de Montenegro na última quarta-feira (24).

 

Novos casos

O número de casos confirmados no país subiu para 627. Os Estados com mais casos são São Paulo (308), Minas Gerais (69), Rio de Janeiro (66), Santa Catarina (45) e Rio Grande do Sul (40).

Segundo o ministro, o aumento no número de casos no Brasil se deve ao crescimento no número de países com a doença (112 ao todo), ao aumento de viagens de brasileiros para os países que têm transmissão sustentada (EUA, México, Canadá, Chile, Argentina, Reino Unido e Austrália) e ao início do inverno no Hemisfério Sul.



Fonte: Folha de S. Paulo
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!